Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Quissamã, através da secretaria de Assistência Social, entregou certificados a 150 jovens participantes do programa Jovens em Ação. O evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura, marcou a conclusão de diversos cursos voltados para a qualificação profissional dos jovens quissamaenses.
Entre os formandos, 50 jovens concluíram a Oficina de Inglês, enquanto 100 completaram a Oficina do 1° Emprego, que abrangeu cinco módulos: Informática (Word e Excel), Assistente Administrativo, Atendimento ao Cliente, Secretariado e Atendente de Farmácia. A prefeita Fátima Pacheco, o vice Marcelo Batista, a secretária de Assistência Social Rosemar Lemos, a subsecretária Valquíria Barcelos, juntamente com a Coordenadora do Programa Rose Rodrigues, e o Diretor do Prepara Cursos Anderson Barcelos, entregaram os certificados.
“Hoje estão no Jovens em Ação dando mais um passo profissional, mas daqui a pouco estarão no Juventude Ativa, vão fazer inscrição para uma faculdade ou curso técnico, vão ter o ônibus universitário para levar e buscar e vão poder fazer parte do Juventude Ativa Mais. Então que estudem, sejam generosos, cuidem da família, e é isso que a gente deseja para o futuro”, destacou a prefeita Fátima.
Para Marcelo, é essencial a qualificação profissional para inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Quissamã é referência em promover ações para que os jovens estejam mais preparados para os desafios do primeiro emprego. Através de programas como o Jovens em Ação, estamos proporcionando ferramentas para que nossos jovens possam competir de igual para igual no mercado de trabalho”, afirmou.
O Programa Jovens em Ação, implementado em 2019, tem como objetivo principal preparar adolescentes de 15 a 18 anos para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal. Atualmente, o programa atende mais de 500 jovens, oferecendo não apenas cursos profissionalizantes, mas também experiências de aprendizado cultural e educacional. Além disso, os participantes recebem uma transferência de renda mensal de R$ 300, que auxilia nas atividades e incentiva a continuidade dos estudos.
Para a coordenadora do programa, Rose Rodrigues, e a secretária Rosemar Lemos, a entrega dos certificados é um momento de celebração e de reconhecimento do esforço de cada jovem.
“É valorizar essas oportunidades e celebrar mais uma conquista. A gente reconhece que os jovens fazem valer seus direitos todo compromisso de concluírem os cursos buscarem o certificado”, disse Rose.
“Sabemos o quanto é difícil e trabalhoso alguns virem de longe, temos vários jovens de Barra do Furado. Vocês agora vão colher os frutos e notar o quanto é valioso para o futuro. Temos um município que investe em educação, em curso, na formação. A gente aposta que esses jovens de hoje vão chegar aonde quiserem”, ressaltou a secretária.
Moradora de Barra do Furado, Manuela Manhães, de 17 anos, destacou a experiência positiva e opinou que é preciso se esforçar quando se quer alcançar os objetivos.
“Foi uma experiência totalmente nova para mim, além de ter sido um pouco complicado porque moro longe, em Barra do Furado, logística de acordar cedo, chegar em casa tarde, mas acho que quando a gente quer alguma coisa, a gente tem que correr atrás. Mas foi uma experiência muito boa, todos os cursos que eu fiz e que tenho certeza que os outros jovens que fizeram também gostaram muito porque a gente aprendeu coisas que nunca tinha visto, vivenciou novas coisas, que lá na frente vão fazer muita diferença”, disse.