Nesta quinta-feira (20), o Núcleo de Políticas Públicas LGBTQIA+ de Quissamã promoveu a capacitação de servidores públicos da educação. A iniciativa, realizada no auditório da prefeitura, contou com palestras ministradas por assistente social, psicólogo e advogado do Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ do Norte Fluminense.
Durante o evento, foram abordados temas essenciais para a compreensão e o acolhimento da diversidade, incluindo a evolução do movimento LGBTQIA+ desde a década de 80, a distinção entre sexo e gênero, além da importância dos pronomes de tratamento adequados.
A secretária de Assistência Social, Rosemar Lemos, destacou a relevância da iniciativa. “Dizer que é um prazer estar aqui numa pauta tão importante, tão necessária de ser discutida, de ser falada, assim como todas as outras questões sociais. Essa é uma pauta que a gente precisa de fato estar dialogando, capacitando. Queremos também sensibilizar os servidores públicos para que possam oferecer um atendimento mais humano e respeitoso”, frisou.
A advogada do Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ do Norte Fluminense, Shana enfatizou o compromisso do programa estadual com a implementação de políticas públicas inclusivas.
“Estamos mais uma vez no município para sermos parceiros na implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+. Se o município não abraçar essa causa, muito pouco podemos fazer.”
O Núcleo de Políticas LGBTQIAPN+ de Quissamã funciona em anexo ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), no Sítio Quissamã.