• Assistência Social

Quissamã celebra os 24 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa

Em celebração aos 24 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (PAI), completos nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Assistência Social, preparou uma programação durante o dia. Para marcar a comemoração, foi promovida uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, e a sede do Programa abrigou o Culto Ecumênico.

O PAI busca garantir ferramentas para que seja possível cuidar da saúde física e mental dos idosos vinculados. Além de atividades físicas orientadas, o Programa oferece serviços de fisioterapia, geriatria, psicologia e serviço social. Atualmente, são cerca de 1,5 mil cadastrados com 60 anos ou mais, moradores de Quissamã, sendo mais de 1,2 mil que recebem o benefício no valor de R$300, um investimento de R$1,8 milhão somente de janeiro a maio deste ano.

A Prefeita Fátima Pacheco comentou o impacto positivo do PAI e a importância de continuar investindo em Programas para a melhor idade, reiterando o compromisso com o bem-estar dos idosos.

“Há 24 anos eu era Secretária de Assistência Social e um dos primeiros Programas que criamos foi o PAI. Um dos Programas mais transformadores, que dá qualidade de vida, que os tira de casa, valoriza, depois de um período em que a vida foi muito dura. Então eles merecem tudo o que há de melhor. Essa emoção aqui vai se repetir porque vamos continuar investindo na melhor idade. E se nós estamos aqui hoje, esses idosos trabalharam muito para que Quissamã estivesse de pé”, disse.

As celebrações contaram com a participação da Prefeita Fátima Pacheco; do vice Marcelo Batista; da subsecretária de Assistência Social, Valquiria Barcelos; e da coordenadora do PAI, Madalena Moreira.

A Missa contou com um momento de homenagem a Maria da Conceição Espírito Santo, comemorando seus 103 anos, e à Tânia Donato, vinculada ao Programa, que faleceu na quinta-feira (6).

O vice-prefeito Marcelo Batista demonstrou emoção por acompanhar de perto a jornada de vida dos beneficiários do Programa. “O PAI nos dá muita orgulho com essa alegria e vigor, isso mostra o investimento feito por essa cidade, ao lado dessa equipe qualificada. É um momento de grande felicidade estar aqui e poder participar de perto de toda contribuição que os hoje vinculados do Programa proporcionaram para Quissamã lá atrás, fazendo com que essa cidade tenha qualidade de vida”, disse.

Durante a Missa, o Padre Romevaldo também destacou a importância do PAI. “Que possamos agradecer por esse Programa maravilhoso que não vamos encontrar em qualquer lugar. Fizemos a oração em Ação de Graças por esse grande movimento social que é o PAI”, comentou.

No período da tarde o grupo se reuniu na sede do programa para a realização do Culto Ecumênico, celebrado pelo Pastor Jorge Leal, com momentos de louvor e confraternização.

“O PAI é uma enorme família que proporciona momentos de acolhimento e cuidados, sem dúvidas temos muito para festejar”, celebrou o integrante Carlos Chagas de Jesus.