Maio é o Mês Internacional do Museu, e a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social promoveu uma série de visitas ao Museu Casa Quissamã, tendo como público as turmas participantes do Programa Jovens em Ação.
A coordenadora do Programa, Rosilene Rodrigues, relata que o objetivo é fazer com que os jovens quissamaenses possam conhecer a história do município, tendo como referência um patrimônio preservado e acessível, como se configura o Museu Casa Quissamã.
“O Jovens em Ação é um projeto que transforma vidas, com uma série de atividades de promoção do conhecimento e valorização da cultura local”, destacou Rosilene Rodrigues.
O Programa Jovens em Ação foi implementado em 2019 e atualmente atende mais de 500 jovens de 15 a 18 anos com a proposta de oferecer vivências e experiências de aprendizado profissional, cultural e educacional. Eles ainda recebem transferência de renda mensal de R$ 300.
Integrante do Programa, o jovem Ezequiel Victor participou da visita ao Museu Casa Quissamã, tendo como guia o professor de História Arthur Pereira, e comentou a experiência.
“Sem dúvidas foi uma oportunidade ímpar e emocionante de conhecer mais a respeito de fatos históricos acontecidos em nossa cidade. Foi possível entender a nossa realidade”, afirmou Ezequiel.
Recentemente reformada, a “Casa Rosa”, como é conhecida, é um dos principais pontos culturais e turísticos do município. A Fazenda Quissamã chegou a hospedar o Imperador D. Pedro II e mantém preservado em seu jardim um dos poucos Baobás existentes no Brasil.
Todo o conjunto arquitetônico e o acervo disponível no interior do Museu transportam o visitante para um importante período da história do país e sua beleza encanta quem tem a oportunidade de conhecê-lo.
O Museu Casa Quissamã funciona às quartas, quintas e sextas, de 10h às 16h; e sábado, domingo e feriado, de 10h às 14h.