Nesta quarta-feira (10), a equipe de Coordenação Inclusiva da secretaria municipal de Educação de Quissamã marcou presença na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para contribuir com a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo.
Com 115 alunos com autismo matriculados, a rede municipal de ensino de Quissamã se destaca pelo suporte oferecido, contando com auxiliares cuidadores para atender às necessidades específicas desses estudantes.
Um dos destaques da atuação de Quissamã é a criação, em 2017, do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ). A coordenadora da Educação Inclusiva do município, Cyntia Cristina Teixeira, ressalta ainda a expansão dos serviços do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) e do Espaço de Apoio Pedagógico (EAP).
Cyntia frisou a participação na Frente Parlamentar.
“É fundamental unir esforços para promover políticas públicas que ofereçam uma educação de qualidade e inclusiva para todos os nossos alunos”, destacou a coordenadora.
Durante a audiência pública promovida pela Frente Parlamentar foi enfatizada a necessidade de avançar na aprovação dos projetos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) que aguardam votação na Alerj, aproveitando o mês de conscientização do Abril Azul.
A presidente da Frente Parlamentar, deputada Carla Machado, destacou o compromisso em garantir os direitos dos cidadãos afetados pelo autismo.
“A luta pelo Autismo deve ser de todos, e o papel de nossa Frente Parlamentar é somar forças para assegurar os direitos previstos em tantas proposições legislativas”, afirmou a deputada.
De Quissamã, também estiveram presente na Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo, as coordenadoras de Educação Inclusiva Elizana Vanessa dos Santos e Cristiane Gomes da Silva Azevedo.