A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Administração, iniciou nesta terça-feira (9), o curso de capacitação referente ao eSocial, ferramenta de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias e Trabalhistas, destinado aos profissionais de Recursos Humanos da Administração Municipal, das secretarias de Saúde e Educação, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Quissamã, e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.
Com o tema “eSocial Aspectos Práticos da Integração dos Sistemas EFD-REINF/eSocial/DCTFWEB/PERD COMPWEB”, o curso segue até quarta-feira (10), no auditório da Prefeitura, sendo ministrado pelo professor Rafael Teixeira, da empresa contratada via processo licitatório Valeriote Cursos, Consultoria e Gestão.
O coordenador de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Quissamã, Robson Roberto Souza, avaliou a promoção do curso com ênfase no eSocial.
“A ferramenta do Governo Federal, eSocial, é fundamental para a escrituração digital, com a finalidade de envio à Receita Federal das informações precisas a respeito da folha de pagamento, obrigações trabalhistas e fiscais, facilitando também, por exemplo, o processo de aposentadoria”, comentou Robson Roberto.
A secretária de Administração, Amanda Fragoso, observou aspectos importantes do curso.
“A capacitação em eSocial é uma etapa crucial para aprimorar nossos serviços e garantir que estamos em conformidade com todas as obrigações previdenciárias e trabalhistas. Estamos comprometidos em fornecer aos nossos servidores as ferramentas e os conhecimentos necessários para navegar com sucesso neste sistema”, disse Amanda.
Responsável por ministrar o curso, o professor Rafael Teixeira falou da adesão dos municípios à capacitação e aplicação do eSocial.
“Entre os resultados podemos citar a melhora do desempenho dos servidores municipais, a diminuição da duplicidade de informações enviadas, já que se trata de um sistema unificado que contempla a Previdência Social, Ministério do Trabalho e Receita Federal, e o fortalecimento do Setor de Departamento Pessoal”, explicou Rafael Teixeira.