A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (4) mais um mutirão de cadastro e atualização de dados referentes ao Cadastro Único (CadÚnico). O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caxias recebeu a ação com registro de mais de 60 atendimentos. O mutirão tem por objetivo evitar a formação de filas em busca pelo serviço no município.
O CadÚnico é a porta de entrada para acesso aos programas e benefícios socioassistenciais e contém informações sobre as famílias cadastradas.
“O banco de dados precisa estar alinhado, organizado e atualizado. É uma ferramenta importante de avaliação técnica para acesso aos direitos dos usuários. E para que não tenham que esperar tanto ou tenham que enfrentar filas, temos feito esse movimento de mutirão para enxugar a agenda para aproximar os atendimentos”, disse a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.
Durante os mutirões, os profissionais são direcionados para promover maior conforto e agilidade para os usuários que buscam os serviços. A coordenadora do CadÚnico de Quissamã, Adília Carla, comentou a ação em Caxias.
“Ao longo do ano promovemos mutirões para antecipar as agendas de todos os CRAS e Casa Social. Conseguimos favorecer as famílias, adiantando a situação das pessoas que precisavam atualizar seu cadastro, e abrimos mais espaço nas agendas. Os usuários são os que mais ganham com essa ação”, avaliou.
Em caso de atualização, o usuário deve portar os seguintes documentos:
Carteira de identidade
CPF
Título de eleitor
Carteira de trabalho
Certidão de nascimento dos filhos
RG e CPF dos filhos (se houver)
Declaração escolar
Conta de luz atualizada
CadSUS e número da família no Posto de Saúde
Comprovante de renda
Certidão de óbito (em caso de atualização)
Essa iniciativa é fundamental para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos serviços e benefícios necessários.