Quissamã abre Semana da Saúde com atividades voltadas para o servidor

A Semana da Saúde no Brasil é celebrada entre os dias 02 e 07 de abril, culminando no Dia Mundial da Saúde. A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial para destacar a importância do tema para a população. Na terça-feira (2), o auditório da Sede Administrativa recebeu a cerimônia de abertura, voltada para os servidores municipais.

No primeiro dia, foram abordados temas como a saúde do trabalhador e a relevância da prática de atividades físicas na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. O educador físico Gustavo Filano proferiu uma palestra e orientou uma sessão de ginástica laboral para os participantes. Além disso, foram disponibilizados testes rápidos para Sífilis e HIV, bem como sessões de auriculoterapia.

“Existe uma conexão entre saúde, atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida. A Prefeitura de Quissamã oferece diversos programas em sua rede, com acesso facilitado nas Unidades de Saúde da Família, visando a prevenção, diagnóstico precoce e encaminhamento adequado”, avaliou a Secretária de Saúde, Milena Viana.

Durante a Semana da Saúde, grupos específicos receberão orientações direcionadas. Na quarta-feira (3), os idosos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa participarão de uma sessão de alongamento musical, às 14h, na sede do antigo PAI. Na quinta-feira (4), os jovens serão o foco, com abordagens sobre temas como métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis, às 9h na Praça Mário Moreira, no Centro.

“A luta contra o sedentarismo é a estratégia número um para reduzir a incidência de doenças. O conceito de saúde é abrangente. Ele não se restringe a ausência de doenças. Alimentação saudável, atividade física, bem-estar mental, físico e espiritual são os verdadeiros promotores de saúde”, destacou a Coordenadora de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Amanda Assis.