O Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ e a Região da Costa do Sol foram representados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, na realização da 34ª Bolsa de Turismo de Lisboa, a fim de atrair a atenção do turismo internacional e fortalecer o trabalho em rede com os Geoparques Mundiais da UNESCO.
Recentemente, o Geoparque Costões e Lagunas avançou em sua categoria de classificação na busca pelo certificado de inclusão na rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, e passou a ser denominado Geoparque Aspirante, o anúncio foi feito por Arnaldo Mattoso, nesta terça-feira (12).
“A próxima etapa deve contar com uma visita de avaliação de uma comitiva da UNESCO, ainda em 2024, para o conhecimento da área e apresentação da estrutura envolvida, bem como os impactos sociais, econômicos e ambientais na região”, disse Mattoso.
Durante o evento foi anunciado o 1º Fórum de Geoparques da UNESCO de Língua Portuguesa, que vai acontecer no Geoparque Seridó, entre 25 e 28/06/2024, em Currais Novos/RN.
A 34ª Bolsa de Turismo de Lisboa aconteceu entre 28/02 e 03/03/2024, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, em Portugal. Consolidada como uma das maiores feiras de turismo mundial, a edição de 2024 superou as expectativas de público, expositores e negócios.
Em seu primeiro dia, o evento contou com as presenças do presidente de Portugal Marcelo Rebelo, do Governador do Estado do Rio Cláudio Castro, do secretário de Estado de Turismo (Setur) Gustavo Tutuca, e do presidente da TurisRio Sérgio Ricardo.