Prefeita Fátima Pacheco participa de bate-papo com alunos do IFF sobre Dia Internacional da Mulher

A prefeita Fátima Pacheco foi uma dos convidadas desta sexta-feira (8) para participar de um bate-papo sobre o Dia Internacional da Mulher, na XI Semana de Cultura e Integração, que acontece no Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã. A discussão abordou temas como a força feminina, resistência, presença da mulher no ambiente de trabalho, conquista de espaços e desafios relacionados à transfobia.

Ao celebrar a data, a Prefeita destacou a importância de manter um compromisso diário com a causa e elogiou o interesse e a consciência dos jovens sobre o tema.

“As estatísticas destacam a baixa representatividade feminina na política como consequência de toda negligência histórica que passamos. O auditório cheio de alunos evidencia o interesse e a consciência dos jovens sobre o tema, que vai além do universo feminino e é relevante para toda a sociedade. Celebramos o Dia Internacional da Mulher, mas é essencial agir contra todas as formas de violência. Que os jovens de hoje sejam vozes futuras”, disse.

Fátima foi uma das três mulheres convidadas para falar aos alunos. Também participaram a professora e ativista equatoriana, Ninari Chimba Santillán; e a representante da Aliança Nacional LGBT de Quissamã, Luísa Luz. A mediação ficou pot conta das professoras Anelise Tietz e Ileana Franzoso. A Diretora Geral Nathalia Bastos e a professora Aline Estaneck também marcaram presença.

Para a professora Alenise, o evento entrou para a história do Campus. “Esse é um dia histórico para o IFF de Quissamã. É aquele momento que faz a gente pensar o que é ser mulher. Somos mulheres indígenas, trans, pretas. Essas experiências enriquecem a gente e nos fazem pensar em muito além da experiência como mulher”, comentou.