Prefeitura de Quissamã promove conscientização sobre saúde da mulher

A conscientização da importância da saúde da mulher é assunto em destaque em Quissamã neste mês de março. Dando continuidade às ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta terça-feira (5), palestras sobre diferentes temas no auditório da prefeitura para trabalhadoras, a fim de reforçar as orientações e acesso aos serviços da rede.

A programação busca orientar, em especial, sobre a prevenção do Câncer de Colo de Útero e Endometriose. Mas outras doenças que afetam as mulheres também são abordadas, com destaque à prevenção e a importância do autoexame. A atenção com planejamento familiar, hábitos saudáveis, cuidado com HPV, entre outros temas, também são discutidos.

As orientações ficaram por conta da Coordenadora de Ações Programáticas, Amanda Monteiro; da coordenadora de Saúde da Mulher, Bruna Santos; da Coordenadora do Programa Hiperdia, Camille Ramos; da Assistente Social, Isabel Alves; e da coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Mayara Paixão.

Segundo a Secretária de Saúde, Milena Viana, a informação é o primeiro passo para mudanças de hábitos, em busca das ações de prevenção. “Iniciamos a programação do mês da mulher no final de semana, nas unidades de saúde. Nada melhor que fazer esses momentos de conversa, diálogo e aproximação, falando dos hábitos, prevenção e serviços que estão disponíveis na rede. A gente busca fazer o melhor para saúde da mulher e para a população em geral”, comentou.

A subsecretária Sabrine Pereira destacou a mobilização dos diferentes setores da saúde. “Estamos dando continuidade ao mês de conscientização do câncer de colo de útero. Hoje foi dia de mobilizar as equipes e Programas de saúde para ter o auditório cheio de mulheres. Ter um sistema de saúde que funciona, que as pessoas tem acesso, temos 100% de cobertura em Estratégia Saúde da Família, mas precisamos falar de prevenção e mudança de hábitos, sejam eles alimentares ou de rotina”, disse.