Resultado preliminar das inscrições do Juventude Ativa será divulgado em 11/03

A comissão técnica formada pela Prefeitura de Quissamã, que analisa as inscrições do Juventude Ativa, definiu nesta terça-feira (5) as datas para divulgação do resultado preliminar, entrega de recurso e resultado final para a terceira turma do programa municipal de aprendizagem profissional.

O resultado preliminar será divulgado no dia 11 de março, enquanto a entrega dos recursos será nos dias 13 e 14 e resultado final no dia 18 de março. Inicialmente, estão sendo oferecidas 117 vagas para jovens com idades entre 18 a 22 anos, 11 meses e 29 dias. Os selecionados terão a oportunidade de trabalhar nas repartições públicas municipais, com contrato formal e receberão uma bolsa-auxílio equivalente a um salário mínimo por mês.

A Coordenadora do Programa, Anne Caroline Cardoso, destaca que a seleção passa por uma avaliação criteriosa da comissão para identificar os critérios estabelecidos no edital. “A comissão de avaliação realiza a pré-seleção e classificação dos jovens como público prioritário referenciado nos Cras, Creas, Ceam, e outros órgãos de apoio, acolhimento e assistência social do município. Seguimos os critérios previstos ma Lei nº 2027/2021 e suas alterações, para a pré-seleção desses jovens”, explica.

O Programa Juventude Ativa, criado em 2021, proporciona vivências e experiências de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a formação dos jovens. São 125 vagas iniciais para jovens que vão atuar nas repartições públicas municipais com carteira assinada e receberão uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo por mês.

A Portaria 24.299/2024, com a nomeação da comissão responsável pela seleção dos jovens munícipes inscritos no Juventude Ativa, foi publicada na edição de 1 de março de 2024 do Diário Oficial.