Transporte Universitário: conexão segura e gratuita para estudantes de Quissamã

A Prefeitura de Quissamã proporciona uma grande oportunidade para os jovens que buscam ensino superior em outras cidades. Com percurso de até 200 quilômetros por dia – ida e volta -, o transporte universitário oferecido é mais do que uma simples rota; é uma via para o futuro, proporcionando segurança e comodidade, sem custos para os cerca de 350 beneficiários.

“O transporte universitário traz pra gente uma facilidade de deslocamento e ao mesmo tempo nos traz segurança, no percurso da nossa cidade para a faculdade, deixando a gente na porta, e retornando pra casa com total segurança”, compartilha Maria Elis Marins, graduanda em Enfermagem, uma das beneficiárias do Programa Transporte Universitário desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Para Geyson Ribeiro Paula, estudante de Educação Física, “este programa não só nos leva até a universidade, mas também nos proporciona um percurso confortável e seguro, ao contrário se tivéssemos que ir de carro”, para aprender.”

A secretária de Educação, Helena Lima, enfatiza que o objetivo é garantir que os estudantes tenham acesso ao ensino superior, independentemente de suas condições financeiras.

“Estamos comprometidos em oferecer todas as condições necessárias para que nossos jovens tenham acesso à educação de qualidade. Este transporte gratuito é apenas uma das formas como estamos investindo no futuro de nossa comunidade”, disse a secretária Helena Lima.

O transporte é oferecido de segunda a sexta para Macaé e Campos nos períodos da manhã, tarde e noite em 7 ônibus, 2 micro-ônibus e uma van.

Os universitários residentes em Quissamã interessados no serviço devem procurar o setor de Transporte da SEMED de segunda a quinta, de 8h às 11h e de 14h às 16h e sexta, de 8h às 11h. Para o cadastro, são necessários documento com foto, foto 3×4, grade curricular, declaração de matrícula na faculdade ou curso técnico (com o turno) e comprovante de residência, tipo sanguíneo e fator RH. Todos os documentos devem ser de 2024.