Quissamã: Dia D mobiliza todo o município em prol das ações de combate à Dengue

Orientar para prevenir e eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. Esse foi o principal objetivo do Dia D Nacional de Combate a Dengue, ocorrido neste sábado, dia 2, em Quissamã e em todo o país.

No município, os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Quissamã, reforçaram as orientações de prevenção para a população nas Unidades de Saúde de Caxias, Carmo, Centro, Mathias, Barra do Furado, Morro Alto e Santa Catarina.

“Nós somos o único município da região aonde os índices estão controlados em relação à Dengue. Mas apesar de estarmos com os números sob controle, a dengue mata e todos juntos precisamos continuar com os cuidados redobrados” ressaltou a subsecretária de Saúde de Quissamã, Sabrine Pereira.

Já o Coordenador da Vigilância em Saúde de Quissamã, Leonardo Barcelos, reforçou que Quissamã aderiu à orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, a fim de reforçar ações de combate à dengue já realizadas no município.

“Hoje todas as equipes estiveram nas unidades de saúde realizando as orientações. O combate contra Dengue é de responsabilidade de todos. Em Quissamã, a Vigilância em Saúde tem se empenhado desde o aumento do número de casos no estado para manter os números do município sob controle, intensificando as ações educativas nas escolas, nas ruas, nas Unidades de Saúde e nas redes sociais, além de visitas domiciliares em todo o município”, revelou Leonardo Barcelos.

Esta semana, a Prefeitura de Quissamã, divulgou o segundo boletim epidemiológico da dengue do ano. De janeiro a fevereiro de 2024, o município registrou 18 casos da doença e 143 descartados. De acordo com a Secretaria de Saúde de Quissamã este número é menor que o mesmo período de 2023, quando foram registrados 27 casos confirmados.

Na luta contra a Dengue é importante ressaltar as medidas de prevenção: manter caixas d’água, tonéis, galões, poços e barris vedados; calhas limpas; ralos limpos e com tela; pneus sem água e armazenados em lugares cobertos; garrafas e baldes virados para baixo; bandejas de ar condicionado e de geladeiras sem água; pratos de vasos de planta com areia; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; piscinas e demais fontes sempre tratadas; vasos sanitários, sem uso constante, fechados; quintais limpos e lixos armazenados em sacos vedados. Com apenas 10 minutos por semana é possível verificar os principais locais da sua casa e do quintal e afastar os riscos da Dengue.