Prefeitura capacita cuidadores para garantir segurança de alunos nas escolas

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está capacitando auxiliar cuidador, cuidador de creche e professor de oficina da rede municipal. Desta terça-feira (6) a quinta (8), no auditório da prefeitura, os profissionais vão receber conhecimento para que estejam preparados para, em caso de acidente com algum aluno, minimizar o problema até a chegada do socorro médico.

O curso faz parte da Lei Lucas 13.722/2018, um marco para a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários da educação infantil e básica. A secretária de Educação, Helena Lima, abriu a capacitação e destacou que todos os profissionais das escolas e creches contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos alunos.

“Os pais deixam nas escolas o seu bem mais precioso: seus filhos. Temos uma missão importantíssima que é do zelo, do cuidado, da segurança dos nossos alunos, mas também da garantia da aprendizagem”, destaca Helena Lima.

A secretária ressaltou ainda a importância de compreender o processo de cuidar dentro da sala de aula, reconhecendo as peculiaridades de cada criança, e ressalta a necessidade de princípios básicos para saber como agir. A rede municipal conta com 201 crianças da educação especial.

Neste primeiro dia do curso, a palestrante Roberta Viola abordou o tema do suporte básico e primeiros socorros para escolas e creches reforçando a importância dos profissionais aprenderem o protocolo próprio de primeiros socorros na escola, fundamental para garantir qualidade de vida ao acidentado até a chegada do socorro médico.

“Seguir esse protocolo é fundamental para minimizar os problemas. Quanto menos problemas surgirem e forem resolvidos rapidamente, mais funcional será o atendimento. Não somos profissionais da saúde, mas da educação, e nosso papel é garantir qualidade de vida para a criança acidentada até a chegada do socorro médico”, enfatiza.

A auxiliar de cuidadora, Sthefane Fernanda de Souza, compartilhou uma experiência que aplicou o conhecimento adquirido em treinamento para salvar uma criança.

“Durante uma ida ao Rio, na van de pacientes, uma criança passou mal. Uma semana antes, eu recebi treinamento e pude aplicar as técnicas e estabilizar a criança. Estávamos num engarrafamento e até chegar ao Corpo de Bombeiros demorou. Um tempo depois encontrei com a mãe e segundo o médico disse, os primeiros socorros foram fundamentais. A capacitação que estamos recebendo hoje vai nos deixar seguros para desenvolver nosso trabalho”, relatou Stefane.

Até quinta, os participantes serão instruídos sobre primeiros socorros, a rotina dos alunos no espaço escolar e a elaboração de planos individualizados.