Cerca de 900 profissionais da Educação participam do Congresso Brincar na volta às aulas

A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista encerraram o Congresso Brincar – Construindo Tendências e Possibilidades promoveu palestras e dinâmicas com os profissionais. Durante dois dias, quinta (1º) e sexta (2), cerca de 900 profissionais da educação participaram da capacitação continuada com foco no ano letivo de 2024, que tem como tema “Educação e Sustentabilidade” realizada. O evento foi promovido pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Educação, aconteceu no auditório da Prefeitura e no Clube Recreativo.

“Cada um tem papel importante dentro da escola. Que possamos retornar às aulas com a energia renovada e fazer a diferença nesse processo de transformar a vida dos nossos alunos por meio da educação”, disse Fátima Pacheco.

O vice-prefeito destacou que Quissamã hoje é uma referência em educação

O Brincar – Congresso Nacional de Educação Infantil Anos Iniciais – aborda temas baseados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incentivando mais dinâmicas e engajamento das crianças por meio da música e das tecnologias e também a inclusão, autismo, transtorno de aprendizagem e ou neurodesenvolvimento de dos alunos.

“A proposta da Prefeitura de Quissamã é cada vez mais formar e capacitar seus profissionais com a intenção de promover aulas dinâmicas e significativas pensando na aprendizagem dos nossos alunos. Nos anos anteriores, nossos profissionais iam para outros municípios e até estados para participar dessa formação, mas este ano trouxemos para Quissamã para que pudéssemos alcançar o maior número de profissionais”, destacou a secretária de Educação Helena Lima.

O evento foi voltado para Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Equipe de Suporte Pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais, Auxiliares de Creche, Auxiliares Cuidadores, Auxiliares de Serviço Gerais, Merendeiros(as), Coordenadores de Turno, Equipe de Secretaria da Escolas, Professores e Equipe de Suporte Pedagógico da Educação Infantil, NAE, CAEEQ, EAP, COGEP e diretores das Creches/CMEI’s e Escolas.

O congresso ofereceu palestras e dinâmicas com os profissionais Helen Silvia, Eziquiel Menta, Ester Assis, Luciana Farias, Julio Furtado, Eliton Rufino e Caca e Renan. A inclusão, criatividade, inteligência artificial, leitura no século XXI foram alguns dos temas abordados durante o evento.