Prefeita anuncia Plano de Cargos para auxiliares de creche e auxiliares cuidadores

Os auxiliares de creche e auxiliares cuidadores concursados da Prefeitura de Quissamã serão incluídos no Plano de Cargos, Carreira e Salário do Magistério. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (1) pela prefeita Fátima Pacheco, durante a formação dos profissionais realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no auditório da sede administrativa.

A proposta será enviada à Câmara Municipal e, caso seja aprovada, entra em vigor após sanção. A medida vai beneficiar os profissionais lotados na SEMED e que atuam em sala de aula.

“Quando assumi o governo em 2017, ao lado do você Marcelo, encontramos um cenário de muitas dívidas. Nas escolas era oferecido refresco e biscoito. Mas, com trabalho e diálogo, conseguimos resgatar valores importantes, como o recurso do pré-sal que nos permite, hoje, promover uma verdadeira revolução na Educação com avanços na estrutura das unidades, como na tecnologia oferecida a professores e alunos e também de pessoal”, frisou Fátima.

O vice-prefeito Marcelo Batista destacou a iniciativa.

“Pautados no diálogo, ouvimos os anseios da categoria, e com responsabilidade, conseguimos avançar. Essa medida representa a valorização dos nossos profissionais e reflete na carreira profissional e qualidade de vida de cada um”, destacou Marcelo Batista.

A secretária de Educação, Helena Lima, explicou que a inclusão dos profissionais no PCCS tem como base uma lei federal.

“Esses profissionais atuam diretamente com os nossos alunos, fazem parte do fazer pedagógico no processo de cuidar e também no processo de educar. Em 2022, uma nova legislação permitiu o avanço na comunidade escolar. O primeiro passo são aqueles profissionais que estão atuando diretamente em sala de aula”, explicou Helena Lima.

Além da progressão funcional, o PCCS permite benefícios como os programas de ressarcimento de bolsas de estudo e de Difícil Acesso e participação em Congressos.

Em seguida, a formação seguiu com a palestrante Ester de Assis, mestre em Ciência da Educação e Auxilar de Creche que abordou o tema “O cocô e a aprendizagem”.

Também participaram do evento o subsecretário de Educação, Róbinsson Serra; coordenadora de Gestão Pedagógica da SEMED, Joelma Passos; e os vereadores Ailson Adeilson Lopes, Ailson Barreto, Cássio Reis e Mazinho Batista.