O prefeito em exercício, Marcelo Batista, esteve no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus – HMMMJ, na manhã deste sábado (20), para acompanhar o início da segunda etapa de realização das cirurgias de catarata. Até domingo (21), 50 pacientes serão operados totalizando 100 procedimentos desde novembro de 2023 sendo realizados no hospital municipal.
Realizar a cirurgia de catarata no município, sem a necessidade de deslocamento, proporciona mais conforto e a oportunidade do paciente de se recuperar na companhia da família, contribuindo para a experiência positiva. O tratamento para a catarata envolve a cirurgia de remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente artificial. Essa intervenção cirúrgica é segura e eficaz, restaurando a visão afetada.
Marcelo comemorou mais um importante avanço na rede pública de saúde de Quissamã.
“É com um importante trabalho como esse que vamos avançando e cuidando ainda mais das pessoas. Eu mesmo passei por essa cirurgia e senti a dificuldade de ter que me locomover para fazer todo procedimento. Ampliar para Quissamã, trazer o procedimento para ser realizado no município, e atendendo 100 pessoas em três meses, significa qualidade de vida e investimento sério do recurso público”, destacou.
A subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, ressaltou os benefícios que envolvem esse serviço oftalmológico no município.
“Os pacientes geralmente iam mais de três vezes ao Rio, para fazer todo pré-operatório, a cirurgia e o pós-operatório, e isso hoje acontece em Quissamã. É um trabalho de muitas mãos, feito pela gestão, feito pelos profissionais de saúde. E a gente quer fazer trabalhos como esse, que recuperem a qualidade de vida das pessoas. Os pacientes saem daqui com todo o pós-operatório e voltando a enxergar”, frisou.