• Assistência Social

Quissamã: Assistência Social realiza reunião de alinhamento para atuação integrada em situações de emergência

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma reunião nesta quinta-feira (28) para abordar o plano de contingência de atuação integrada em situações de emergência e calamidade pública no município. O encontro teve como objetivo principal a discussão e aprimoramento de estratégias e critérios para apoio à população.

Participaram representantes da Defesa Civil, Secretaria de Habitação, coordenadores dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e de Programas Sociais. Os próximos encontros serão realizados com lideranças comunitárias.

Durante a reunião, foram apresentados os pontos principais do plano de contingência da Assistência Social e ações disponíveis para resposta imediata às situações de emergência, assim como direcionamento de equipes técnicas em todos os territórios, escolas municipais como apoio das famílias, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e itens para identificação das equipes da Assistência Social, entre outros temas.

A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, destacou a importância do trabalho em conjunto para garantir melhor acolhimento das famílias.

“Após uma reunião com os coordenadores do CRAS, entendemos a importância de promover um encontro como o de hoje para aprimorar nossa capacidade de organização diante de situações de emergência e calamidade em Quissamã. Vamos seguir com o fortalecimento da rede, visando a melhoria deste fluxo de trabalho. O desenvolvimento de um planejamento eficaz para resposta a emergências é crucial para minimizar os impactos negativos sobre a população”, comentou.