Saúde Pública de Quissamã inova com tratamento moderno para pacientes com artrose

Em um importante marco para os serviços de saúde na rede pública, a Prefeitura de Quissamã se destaca como uma das pioneiras no Norte e Noroeste Fluminense ao implementar um tratamento inovador para pacientes com artrose. O Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas é o palco desse avanço, oferecendo tratamento gratuito para 70 pacientes por meio da aplicação de ácido hialurônico no joelho.

O município se estabelece como referência na região ao proporcionar acesso gratuito a essa técnica. O médico Leonardo Manhães, reumatologista responsável, destaca o pioneirismo de Quissamã na oferta desse tratamento, ressaltando seu impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes.

“Estamos diante de um tratamento moderno com resultados excelentes, aliviando a dor, melhorando a amplitude dos movimentos e, em muitos casos, retardando ou evitando a necessidade de próteses articuladas. Quissamã merece reconhecimento por sua busca constante em oferecer o que há de melhor e mais moderno na área de saúde, especialmente na reumatologia”, comentou o médico.

Mensalmente, cerca de 40 aplicações do tratamento são realizadas no Centro de Saúde, representando um investimento significativo por parte da Prefeitura, que investe R$ 250 por ampola do medicamento à base de ácido hialurônico. Este componente desempenha um papel crucial na lubrificação e no amortecimento do joelho, contribuindo para a eficácia do tratamento.

A secretária de Saúde Milena Viana enfatiza a importância de os pacientes atendidos pelo setor de Reumatologia manterem seus cadastros atualizados, garantindo assim a continuidade do acompanhamento e acesso a essa inovadora abordagem terapêutica.

“A artrose é uma condição que pode impactar significativamente na qualidade de vida dos pacientes e desta forma, o tratamento é essencial. A Prefeitura de Quissamã, mais uma vez, se destaca como um exemplo de comprometimento com o bem-estar da população ao oferecer tratamentos de ponta na saúde pública.