Quissamã festeja os 100 anos de “Seu Tide ”

“A minha vida sempre foi inspirada em fazer o bem, trabalhar com perseverança e acreditar que vale ser feliz”, celebrou Seu Tide em seu aniversário de 100 anos.

Completar um século de vida é pertencer à história da sua terra em sua forma mais profunda, autêntica e rara. Assim, as homenagens e festividades em comemoração aos 100 anos do Seu Tide, começaram pela manhã no Quilombo Machadinha, neste sábado (25) em Quissamã, com a presença dos familiares, amigos, e da comunidade quissamaense, com a realização de uma Missa conduzida pelo Pe. Romevaldo José.

Nascido na Fazenda Machadinha em 24 de novembro de 1923, Erotides Azevedo, ou melhor Seu Tide como é carinhosamente tratado por todos, é pai de 13 filhos, tem 25 netos, 29 bisnetos e (2) dois tataranetos, sendo descendente direto de ex-escravizados, e é morador até hoje no Quilombo Machadinha.

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Educação e coordenadoria municipal de Políticas Para a Igualdade Social, estendeu as homenagens com a exibição de um documentário com a narrativa de Seu Tide, com a participação da comunidade estudantil na E.M. Felizarda Maria da Conceição.

No pátio da escola, especialmente ornamentado, Seu Tide acompanhou as as presentações musicais de grupos de Jongo e percussão, leitura de textos de felicitações, e demonstrou animação na hora de cantar “Parabéns”. E como não poderia ser diferente em dias de festa em Machadinha, foi servida a tradicional feijoada, antes do corte do bolo com as icônicas velas de 100 anos, com muita emoção.

“Sua existência é um exemplo de perseverança e superação, e sua história é um testemunho da força e coragem que caracterizam a comunidade do Quilombo Machadinha. É por isso que hoje, aqui, festejamos Seu Tide, uma pessoa de força e sensibilidade”, comentou a Prefeita Fátima Pacheco durante as homenagens.

O vice-prefeito Marcelo Batista também celebrou o aniversário de Seu Tide.

“É uma honra festejar essa data tão especial, com alguém que é a história viva e uma referência de resistência”, afirmou Marcelo Batista.

Emocionado, o filho Gelson Azevedo festejou o seu pai.

“Este aniversário é um momento de muita alegria, paz e amor, que a sua vida continue sendo uma fonte de inspiração para todos nós. Desejamos muita saúde, felicidade, e que possamos continuar contando com a sua presença e o seu exemplo”, disse Gelson.