• Cultura

Importante equipamento histórico e turístico, Museu Casa Quissamã é entregue à população totalmente restaurado

O Museu Casa Quissamã, um dos mais importantes equipamentos históricos do município e região, foi entregue à população totalmente revitalizado pela Prefeitura de Quissamã, por meio das secretarias de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer; e de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, na noite desta sexta-feira (24).

A cerimônia que marcou a conclusão do serviço de preservação da riqueza cultural, manutenção da história e reafirmação de Quissamã como um importante roteiro turístico contou com as apresentações da Banda União Quissamaense, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e ainda uma visitação guiada.

“Com a reforma do Museu Casa Quissamã ampliamos os espaços de conhecimento e reforçamos a importância do zelo com o nosso acervo, uma fonte de estudos, avaliação, e norte para novas perspectivas sociais ”, ressaltou a prefeita Fátima Pacheco.

Para o vice-prefeito, Marcelo Batista, a entrega da restauração do Museu Casa Quissamã serve como fonte para novas gerações conhecerem fatos marcantes da história.

“Conhecer o passado para entender o presente e planejar um futuro melhor, esse é o papel da preservação do nosso patrimônio histórico e cultural. Quero também enaltecer o esforço de cada profissional que contribuiu para a conclusão do serviço de restauração ”, avaliou Marcelo Batista.

Com investimento de mais de R$ 600 mil, o equipamento histórico recebeu reforma geral do telhado, troca de forro com instalação de manta, pintura da parte interna e externa, com emassamento, reforma de esquadria, reforma de instalação hidro/sanitária, reforma das grades do entorno do museu e parte externa, revisão de toda parte elétrica, reforma geral de dois sanitários da parte externa, com colocação de piso, louça, pintura e instalação elétrica, são algumas das intervenções promovidas no prédio do Museu.

“A secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer está empenhada em promover a educação cultural, com a conservação dos espaços e ações que efetivamente possam impactar a vida da nossa população, com acesso à cultura, conhecimento e estudo histórico”, comentou a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas.

O evento contou com a presença da população, representantes do Governo Municipal, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, e dos vereadores Fábio Castro, Janderson Barreto, Cássio Reis, e Adeilson Lopes.

Dados Históricos

Construída em 1826, a “Casa Rosa”, como é conhecida, é um dos principais pontos culturais e turísticos do município e foi residência do primeiro Visconde de Araruama e de seu filho, o Visconde de Quissamã. No início da sua história, a então Fazenda Quissamã hospedou o Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e Duque de Caxias. Seu jardim possui um dos poucos baobás existentes no Brasil. No Rio de Janeiro, existem apenas três deles: no Jardim Botânico da capital, na Ilha de Paquetá e em Quissamã.