Na próxima quarta-feira (22), Quissamã vai receber a jornada formativa, voltada para as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação. A capacitação será promovida pelo Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, do Programa Estadual Rio sem LGBTIfobia, e acontecerá no auditório da Prefeitura.
Quissamã vai implementar um Núcleo, funcionando junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que vai atuar com informações, acolhimento e mobilização de políticas públicas de combate à LGBTfobia. A capacitação das equipes é essencial para proporcionar atendimento e encaminhamento para serviços das secretarias de uma forma mais direcionada e humanizada.
“A capacitação vem a partir de troca de experiências, voltado para atendimento ao público, que acompanhamos em outros municípios. Teremos toda uma programação para o dia, com apresentação da equipe, e informações essenciais para esse atendimento”, comentou Tatyara Paula, membra da Comissão de Promoção dos Direitos da População LGBTQI+ do município.
Além da parte social, o atendimento ao público LGBTQIAPN+ também demanda atenção para a saúde, com humanização no atendimento, ida ao endocrinologista, atendimento ambulatorial, entre outras. O trabalho de atendimento ao público começa desde o acolhimento, retificação de nome, orientação jurídica e psicológica.
Veja a programação:
9h – Abertura com Apresentação da Equipe
9h20 – Início da Jornada (slides)
Breve Contexto Histórico
Conceitos (Gênero x Orientação Sexual)
Acesso aos Direitos Básicos da Pessoa Humana
11h30 – Abertura para Perguntas e Finalização da 1ª parte
12h – Almoço
13h30 – Oficina – Prática do Trabalho Diário, Compartilhamento de Material utilizado
15h – Finalização das Atividades