A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nessa segunda-feira (13) os primeiros encontros do Projeto “Primeiros Passos para uma Alimentação Saudável”, com beneficiários do programa de transferência de renda que busca a proteção da Primeira Infância, garantindo o desenvolvimento nutricional de crianças de zero a sete anos.
Os encontros serão realizados de forma bimestral e busca, através de palestras, orientar e alertar os pais sobre os riscos da obesidade infantil, com base no mapeamento “Vigilância Alimentar e Nutricional em Quissamã”. O levantamento apresenta a especificidade de cada território do município no seu ambiente alimentar e como pode influenciar nas escolhas e impactar na saúde.
“Quando há uns meses a equipe de Nutrição da Secretaria de Saúde fez um levantamento e nos apresentou, o que chamou atenção é que entre as crianças nessa faixa etária do programa Primeiros Passos, temos casos de obesidade e também casos de baixo peso. Por isso que a gente quis trazer as famílias para conversar sobre esses dados, junto da nutricionista, e descobrir soluções juntos”, destacou a Secretária Tânia Magalhães.
A palestra foi ministrada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Assistência Social, Laís do Espírito Santo, que apresentou o perfil nutricional das crianças de até 10 anos, destacou a importância da alimentação saudável para a faixa etária e apresentou dicas e soluções para as mães, entre outros.
“Temos essa preocupação desde o início, desde os primeiros anos. A alimentação passa por todas as fases da vida. É isso que realmente vai refletir na fase adulta. Então, a gente vai estar trocando um pouquinho sobre como a alimentação saudável pode interferir positivamente na vida dessa criança”, comentou.
A pesquisa é da Coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Alba Valéria, a partir do Programa Proteja, que tem objetivo de combater a desnutrição e a obesidade infantil.
O levantamento avaliou os aparelhos públicos disponíveis, hortas, agricultura familiar, feiras, e comércios do setor de alimentação e o perfil nutricional em cada território na cidade e aconteceu na área das nove unidades de Estratégia de Saúde da Família (Barra do Furado, Caxias, Alto Grande, Morro Alto, Centro, Carmo, Machadinha, Mathias e Santa Catarina), visando a quantidade de estabelecimentos que vendem produtos ultra processados, processados e in natura.
“Tivemos uma grande adesão das famílias ao convite da coordenação. É essencial contar com a colaboração nestes momentos. Foi um dia de aprendizado, e um privilégio estar com essa profissional trazendo informações para que possamos refletir e aprender juntos. Esse Programa é extremamente importante e não é qualquer município que tem esse olhar”, comentou a coordenadora do Programa Primeiros Passos, Renata Chagas.