Vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Saúde e Bem-Estar – cidades com até 30 mil habitantes, Quissamã segue implementando ações em prol da qualidade de vida da população. A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a entrega de mais de 300 itens auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas e andadores, com o objetivo de promover mais qualidade de vida, acessibilidade e segurança na locomoção dos pacientes.
Segundo o vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, “esta é uma iniciativa da Prefeitura para auxiliar na acessibilidade e locomoção de forma segura de centenas de pacientes. É a Secretaria de Saúde de Quissamã trabalhando para que os munícipes tenham seus direitos garantidos”.
A secretária de Saúde, Milena Viana, explica que a iniciativa – um investimento de mais de R$400 mil reais – garante uma maior segurança aos pacientes. “Entendemos que, por exemplo, quando no momento do banho o paciente é conduzido de forma irregular, existe o risco de acidente. E esta é uma preocupação da nossa gestão. Todos os itens estão sendo entregues pela equipe de Fisioterapia do Centro de Saúde. São meios auxiliares de locomoção que ajudarão muito na qualidade de vida de inúmeras pessoas”, disse Milena Viana.
Para receber o meio de locomoção, o paciente assistido pela rede de saúde do município com apoio da coordenação de Fisioterapia, necessita ter encaminhamento médico atestando a necessidade da condição de dificuldade de locomoção, seja por sequela adquirida por doença neurológica ou motora, processos cirúrgicos, entre outras causas; comprovante de residência para visita técnica e CadSus.
“Ficamos muito felizes em poder ofertar esse serviço na nossa cidade. Essa ação ocorre em virtude da falta de materiais e da longa espera de atendimento pelas redes conveniadas. Dessa forma, o município de Quissamã assumiu a responsabilidade de suprir a demanda, comprando esses itens para que a população não fique sem acesso”, ressalta a coordenadora de Fisioterapia do Centro de Saúde, Débora Leaubon.