Provas do SAEB 2023 serão aplicadas de 9 a 14 de novembro em Quissamã

De 9 a 14 de novembro, alunos do 5º e 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental da rede municipal de Quissamã têm um importante compromisso: a prova do SAEB 2023 – Sistema de Avaliação da Educação Básica. A avaliação é um dos instrumentos para definir o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A prova é composta por questões objetivas de Matemática e Língua Portuguesa. Em Quissamã, um total de 564 alunos farão a avaliação. Para este ano, a meta do Município de Quissamã é de 5.5 para o 5º ano e 5.4 para o 9º ano.

– O Nosso objetivo é o aprendizado dos nossos alunos. Para isso, a Prefeitura de Quissamã vem equipando as nossas escolas com materiais de qualidade para professores e alunos”, frisou a secretária de Educação, Helena Lima.

No dia 9, fazem a avaliação do SAEB os alunos da E.M. Professora Tânia Regina Paula. Já no dia 13 será a vez dos estudantes da Escola Municipal Felizarda Maria C. De Azevedo, E.M. Ignácio Hugo de Souza, E.M. Miguel Angelo da S. Santos, E.M. Professora Nelita Barcellos dos Santos; e no dia 14, encerrando o calendário, Ciep Brizolão 465 Amilcar Pereira da Silva, E.M. Délfica de C. Wagner, E.M. Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro e Maria Ilka de Queirós e Almeida.

Além das provas, o SAEB apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. Deverão responder os alunos, professores, diretores e secretários.

Em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação, mais de 8,4 milhões de alunos devem participar do SAEB 2023.