Transporte Universitário de Quissamã beneficia 550 estudantes

Retomado em 2021 pela Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Transporte Universitário beneficia cerca de 550 alunos de Ensino Superior do município, como Marcela Cordeiro, 23 anos, e a Hianna Ferreira, 19 anos, que estudam em cidades vizinhas. O transporte é gratuito e ofertado em reconhecimento à importância da formação acadêmica, além de garantir segurança, conforto e economia aos alunos.

A ampliação da oferta de Bolsa de Estudos da Prefeitura fez a procura do Transporte aumentar. Com a disponibilidade do Transporte Universitário, estudantes de universidades públicas e particulares e cursos profissionalizantes chegam às instituições de ensino de forma mais rápida, segura e sem gastos.

Marcela Cordeiro é aluna de Química na UENF, em Campos, e comentou sobre o benefício. “É meu segundo ano no transporte e desde que começou melhorou bastante. Sempre foi bom, mas ter ônibus para todos os turnos ajudou mais. Porque antes, à tarde eu tinha que pagar um ônibus pra ir. Seria impossível sem o transporte, uma economia de mais de 30 reais por dia. E deixar na porta (da faculdade) faz diferença, valorizo demais”, comentou.

A acadêmica de Educação Física na Estácio de Macaé, Hianna Ferreira, de 19 anos, também aprova o Transporte. “Comecei esse ano pela faculdade, mas utilizei outras vezes com curso técnico. Ônibus bons, excelentes motoristas, não tenho o que reclamar. Sem esse transporte seria bem complicado, é uma economia muito grande. Outros colegas de turma que não têm o transporte ficam querendo também, veem como que é a facilidade pra gente”, destacou.

A prefeita Fátima Pacheco ressalta que Quissamã se destaca por oferecer uma rara oportunidade no país, investindo de forma significativa na educação. “Educação sempre será nossa prioridade. Desde 2017, nossos avanços são importantes. Cuidado com nossas crianças nas creches até o apoio ao universitário, incluindo bolsa de estudos, transporte e oportunidade de estágio”, disse.

Atualmente, a Prefeitura de Quissamã oferece quatro ônibus com 45 lugares; cinco micro-ônibus com 25 lugares, além de uma van com 15 lugares, alternando entre as linhas. A saída dos ônibus em Quissamã para Campos e Macaé, ou retornando para o município, acontecem em horários fixos e de forma pontual. No turno da manhã, saída às 5h30 e retorno 12h30; turno da noite saída às 16h30 e retorno 23h. Sábado, para Macaé, turno integral; e a saída de Quissamã acontece às 6h e retorno às 17h.