Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Quissamã inicia oficinas temáticas para ampliar o acesso ao mercado de trabalho

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou o ciclo de encontros sobre o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A primeira reunião aconteceu nesta sexta-feira (20), no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo, para mulheres em situação de violência doméstica atendidas pelo centro.

O objetivo do Programa é ampliar o acesso da população ao mundo do trabalho, direcionado para os usuários da Assistência Social com prioridade às famílias atendidas no CRAS, CREAS e beneficiárias do Bolsa Família. A coordenadora municipal, Lígia Nogueira, ressalta que as ações foram ampliadas e vão acontecer no formato de oficinas temáticas, inicialmente com o grupo de mulheres assistidas no Ceam.

“Antes, as atividades eram desenvolvidas através do Programa Renda Mínima. Neste ano, vamos trabalhar no formato de oficinas temáticas, que garantem a possibilidade de alcançar públicos maiores. Mulheres do Ceam, público do Renda Mínima e jovens dos serviços de convivência. Apresentamos o trabalho e pactuamos alguns encontros futuros para que entendam como serão as oficinas, quais temas serão trabalhados e ouvir também essas mulheres”, disse.

As atividades de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional, intermediação pública de mão de obra, apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária, acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho), articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outras.

Durante as oficinas, serão desenvolvidas as seguintes ações: Promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários; Desenvolvimento de habilidades e orientação; Acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários; Monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho; Articulação com outros Programas e serviços da Assistência Social e de demais áreas; Acompanhamento usuários que ingressam no mundo do trabalho, dentre outras.

Usuários inscritos no CadÚnico podem buscar informações sobre o Programa nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Acessuas é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e executado em Quissamã pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.