Quissamã promove 4ª Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura de Quissamã realizou na quarta-feira (4), no auditório, a 4ª Conferência Municipal de Cultura com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento foi promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer e do Conselho Municipal de Cultura, com a participação da população e dos fazedores de cultura, além de apresentações de jongo, hip hop e ballet.

A 4ª edição debateu o tema principal a partir de dois eixos temáticos: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social & Identidade, Patrimônio e Memória; e Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural & Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.

A mesa de abertura contou com a presença da Prefeita Fátima Pacheco; do vice Marcelo Batista; da secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas; dos vereadores Ailson Barreto, Janderson Barreto e Cássio Reis; do secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi; do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé, Rubens Gonçalves Almeida; e do representante do Ministério da Cultura, Eduardo Nascimento.

Fátima Pacheco ressaltou a importância do investimento regionalizado da cultura, também com abrangência no setor de turismo. “Investir na cultura, falar da cultura é mais do que contar a nossa história, é empoderar nosso povo e mostrar a riqueza do nosso patrimônio cultural, também com reflexo em outros setores importantes como o turismo regionalizado”, avaliou a Prefeita.

O Representante do Ministério da Cultura, Eduardo Nascimento, destacou o importante momento de valorização do setor. “Quero parabenizar a Administração Municipal de Quissamã pela Conferência. É um momento importante de debate, diálogo, e troca de experiências. Estamos em fase de retomada da cultura em todo o Brasil, em um momento de virada e mudança. A Conferência viabiliza estabelecer as bases, diretrizes, e  orientações para a destinação dos recursos”, narrou Nascimento.

A Conferência apresentou como objetivo discutir a cultura com ênfase na construção de políticas transversais em nível local, regional e nacional, nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais agentes da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.

O evento contou com 180 participantes, o que deu direito ao Município, conforme normas do Regimento Interno da IV Conferência Nacional de Cultura, eleger 9 delegados para representar Quissamã na V Conferência Estadual de Cultura.

“Hoje tivemos a importante participação da sociedade civil, em um espaço amplo e democrático para avançarmos às próximas etapas, com o fortalecimento dos fazedores de cultura de nossa cidade”, avaliou a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas.

Para a presidente da Comissão da 4ª Conferência Municipal de Cultura, Renata Queiros, foi possível ampliar o diálogo com os agentes de cultura do município. “A Conferência otimizou discussões de temas de interesse local e interesse nacional, e as propostas que serão levadas para a etapa estadual e, posteriormente, para a etapa nacional, por meio dos delegados que  eleitos”, explicou.