Quissamã realiza reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Quissamã (CMDRS) promoveu, na quarta-feira (27), a segunda reunião ordinária do biênio 2023/2025. O encontro aconteceu na sede da secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEMAG), com a participação de membros titulares e suplentes, proprietários rurais, técnicos da SEMAG e representantes da sociedade civil.
Na pauta, a “Importância sobre a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no município”, com apresentação do tema, por videoconferência, pelo Diretor do Núcleo de RPPNs do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Eduardo Lordosa.

A reunião do Conselho teve como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar os proprietários que possuem imóveis rurais com florestas preservadas, em promover e manter a conservação da biodiversidade e do meio ambiente, com a possibilidade de se enquadrarem na criação de novas RPPNs.
“O município de Quissamã tem um grande potencial de áreas para a criação de RPPNs, e o Conselho tem papel fundamental no incentivo à políticas públicas em prol do desenvolvimento rural sustentável”, observou a secretária Executiva do Conselho e engenheira  agrônoma da SEMAG, Amanda Martins.
Entre os representantes da secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, na reunião do Conselho, a engenheira florestal, Manon Perdomo avaliou o incentivo ao encontro.

“A secretaria apoia a criação de RPPNs, como estratégia para o crescimento ambiental sustentável, um dos itens previstos no Plano Diretor do Município, e também um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explicou Manon.
Participaram o vice-presidente do Conselho e subsecretário Francisco Xavier, técnicos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEMAG), Comunidade Quilombola (ARQUIMA), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Associação de Artesãos, Colônia de Pescadores Z-27, representante do Banco do Brasil (BB) e produtores rurais do município. A próxima reunião está agendada para o dia 17 de janeiro de 2024.