A Prefeitura de Quissamã, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, participou do seminário “Diálogo União Europeia – Brasil: Cidades e Alimentação, que aconteceu esta semana no Rio de Janeiro. O município marcou presença no grupo de trabalho da Coordenação Geral de Promoção da Alimentação Saudável, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O grupo iniciou o processo de trabalho com vistas ao planejamento da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em áreas urbanas, considerando que, no Brasil, dos 33 milhões de brasileiros em insegurança alimentar grave, 27 milhões vivem em cidades. Por isso, é essencial a adoção de um enfoque urbano para as políticas de segurança alimentar e nutricional.
Representando o município, a Coordenadora da ATAN, Alba Valéria, ressalta que Quissamã vem se destacando na Vigilância Alimentar e Nutricional. Segundo Alba, esses encontros proporcionam subsídios para fortalecer e implementar as ações executadas de forma articulada na Secretaria de Saúde com as demais secretarias.
“Com foco nesta agenda, já participamos de dois encontros, e mais recentemente no dia 26, um evento com vistas para os sistemas alimentares, alimentos saudáveis e sustentáveis, aproveitamento integral, formas de diminuir o desperdícios e a importância da intersetorialidade, para que as ações sejam fortalecidas. Fico muito feliz que o trabalho realizado pela equipe da Vigilância Alimentar e Nutricional, articulado com parceria com os demais programas e Secretarias, seja reconhecido muito além dos limites do município”, disse.