Quissamã: Saúde apresenta balanço do quadrimestre na Câmara

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta quinta-feira (28), a prestação de contas referente ao 2º quadrimestre de 2023, na Câmara dos Vereadores. A apresentação foi conduzida pela Secretária de Saúde, Milena Viana, pela Coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde, Delba Barros, e pela Assessora Executiva do Fundo Municipal de Saúde, Fernanda Barcelos, que exibiram o monitoramento dos resultados obtidos entre maio e agosto.

A formação da mesa contou ainda com a presença do vereadores Fábio Castro, Aílson Barreto – também vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara -, Adeílson Lopes e Rildo Barcelos e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana da Silva.

Entre as iniciativas, a Secretária destacou a ampliação e grande volume de atendimentos no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ), 100% de cobertura na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e pacientes atendidos na Unidade Emergencial Mário Barros Wagner, de Barra do Furado. No hospital, foram mais de 94 mil atendimentos e procedimentos de emergência. A produção das equipes da ESF também se aproximou de 95 mil, enquanto em Barra do Furado, foram quase 15 mil procedimentos de emergência.

“Tivemos uma grande quantidade de consultas médicas, somando Saúde da Família, Hospital Municipal e Barra do Furado, mas nossa atuação em promoção de saúde e bem-estar é essencial para prevenção de doenças e menor procura das unidades. Nunca devemos esquecer nosso propósito que é de sempre trabalhar sempre para uma saúde melhor, que também passa por um trabalho educativo para prevenção das doenças, não somente os atendimentos”, disse Milena.

Outra questão exige mobilização é a quantidade de faltas em consultas. No segundo quadrimestre do ano, foram mais de 3 mil faltas, o que representa 36% das marcações do Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas. De acordo com Delba, o não comparecimento às consultas compromete o fluxo, amplia o tempo de espera por vaga e prejudica o tratamento.

“Além de falta consultas, temos um alto índice de falta em exame de ultrassonografia e nos dispositivos de saúde mental. São percentuais altos, que não têm reduzido. Fazemos um apelo a população que não falte. Ou que, pelo menos, nos avise com antecedência para conseguimos inserir pessoas no lugar. Saúde depende também da população”, comentou.

A prestação de contas também mostrou que a saúde superou metas estabelecidas pelo quadrimestre em diferentes setores, como no Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, sala de espera do Programa de Combate à Tuberculose e Hanseniase, Programa Ist/Aids, Saúde do trabalhador, Assistência Farmacêutica, entre outros.

Saúde com alta avaliação no Estado

Quissamã é 1° lugar do Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), e entre o desempenho em diferentes setores medidos pelo ranking, o município se destacou também no item “Saúde de Qualidade”.