Setembro Amarelo: palestra para alunos da rede municipal aborda o GPS Emocional

“GPS Emocional: novas rotas, novas possibilidades”. Com esse tema, a psicóloga Erika Neves realizou uma palestra nesta segunda-feira (18) para alunos da rede municipal de ensino de Quissamã, em alusão a campanha do mês Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A ação foi promovida pela Prefeitura Prefeitura de Quissamã, através das secretarias de Saúde e Educação, e reuniu cerca de 150 estudantes, com o objetivo de sensibilizá-los a respeito da compreensão dos sentimentos e diferentes maneiras de tomar decisões. “Saúde mental é a nossa maior riqueza”, iniciou a profissional.

Erika ressaltou ainda que controlar as emoções é um combustível para que o ser humano evolua, ainda mais na fase jovem. O GPS Emocional traça caminhos para a personalidade, em como não tornar a timidez ou a extroversão um problema, em como separar o convívios entre colegas, amigos pessoais e de escola, entre outros, entendendo que o estado emocional está ligado a todo acontecimento que nos cerca.

“Érica é uma parceira que a gente conheceu no início de 2020, e aí ela tem vindo sempre em Quissamã com esses momentos necessários, com os profissionais, e agora para alunos. A saúde faz um grande papel com os Programas, mas nosso trabalho enquanto Educação passa também pelo incentivo e conscientização dos alunos”, afirmou a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos.

Antes da palestra, apresentação do “O Despertar”, coreografado por Lívia Luiz e Maila Gomes, bailarinas do projeto do Centro Cultural Sobradinho, em que adaptam, por meio de composição de balé, um rap que aborda depressão. A Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Maria Aparecida Barcelos, destaca mais uma ação. Participaram do evento, um grupo de estudantes das escolas Délfica de Carvalho Wagner; Professora Nelita Barcellos dos Santos; Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida; e CIEP Brizolão 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva.

“Importante sair um pouco da escola e se inteirar do assunto sobre o Setembro Amarelo. Agradeço de todo coração a Educação e eu espero de coração de que vocês tenham sido impactados, assim como os grupos anteriores, com todo carinho”, disse.

Setembro Amarelo – Durante todo mês, a Prefeitura de Quissamã está promovendo uma série de atividades com diferentes públicos sobre prevenção ao suicídio e valorização a vida.