Em gesto de solidariedade, moradores de Quissamã mais uma vez estiveram engajados para doação voluntária de sangue. Nesta quinta-feira (10), a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes (HRC), anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), esteve no município, no pátio da Igreja Matriz.
A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante a semana uma grande mobilização, entendendo a importância de aumentar de forma efetiva o índice de coleta para reforçar o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro Regional, que atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região.
“Com certeza não ficaríamos de fora nessa luta para mobilizar toda a população de Quissamã. Entre 8h e 15h a unidade móvel ficou à disposição da comunidade. E a doação de sangue nada mais é que um ato de amor e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, comentou a Secretária de Saúde, Milena Viana, que também fez sua doação.
Este é o mesmo pensamento de Renato Espirito Santo, que estava acompanhado da esposa Rebeca Louvisse, e do filho Luca, de dois meses.
“Eu e minha esposa viemos aqui correndo. Não podíamos deixar passar essa oportunidade de fazer o bem. Tem muita gente precisando de sangue. Eu me sinto bem e sempre doei, eu tô aqui pra doar todas as vezes que precisar, eu tô aqui firme e forte”, disse.
Ao doar sangue nesta quinta (10), o doador participou do sorteio para uma pulseira que dará acesso ao camarim dos artistas durante a 25ª Exposição Agropecuária de Quissamã. Foram seis pulseiras e cada sorteado terá direito a um dia de evento.
Além da coleta na unidade móvel, a doação também pode ser feita no Hemocentro Regional, que funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde:
- Ter entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos);
- Pesar mais de 50 quilos e estar saudável;
- Estar acompanhado pelo responsável legal, caso seja menor de idade;
- É necessário estar descansado, sem febre ou gripe;
- Não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos 5 horas antes;
- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
- Estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.