Hemocentro vai receber doações de sangue em Quissamã no próximo dia 10

Uma doação salva até quatro vidas e é um dos atos mais sublimes de solidariedade. Nesta quinta-feira (10), Quissamã vai receber a Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Campos, que em parceria com a Prefeitura, receberá as doações no pátio da Igreja Matriz, das 8h às 15h.

O Hemocentro Regional atualmente atende 25 unidades hospitalares em toda região, incluindo o município de Quissamã e está necessitando de doações de todos os tipos sanguíneos. Isto porque o ideal era que o local recebesse 70 doações diárias, mas a procura encontra-se muito abaixo do necessário.

“Este é um convite mais que especial. O Hemocentro Regional vai estar aqui no nosso município. É importante que cada cidadão compareça e doe sangue. Doar sangue é um ato de amor”, disse a secretária de Saúde, Milena Viana.

Para doar, é preciso ter entre 16 (até os 18 anos é preciso comparecer com o responsável legal) e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenha doado antes dos 60 anos) e ter mais de 50kg. Não precisa estar em jejum. O doador deve fazer uma refeição leve e livre de gordura nas três horas anteriores e não ter praticado atividade física intensa nas cinco horas antes da doação.

Para aqueles que são doadores é preciso estar atento aos prazos. Mulheres devem respeitar um intervalo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra e para os homens esse prazo é de 60 dias. Quem fez tatuagem ou colocou piercing também precisa aguardar alguns meses para doar.