Agosto Dourado: mês visa incentivar o aleitamento materno

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a Campanha Agosto Dourado – mulher trabalhadora que amamenta.

Nesta terça-feira, 8, a Secretaria de Saúde realizou o Mamaço, no Centro Cultural Sobradinho, reunindo gestantes, puérperas, mamães, papais e bebês. O público participou de palestras, recebendo diversas orientações, tais como, a importância da rede de apoio familiar e dos serviços disponíveis na rede de saúde municipal que auxiliam as mamães no momento de amamentação. Na oportunidade, ainda foram distribuídos panfletos informativos e brindes, além da realização de atividades lúdicas.

“O Mamaço é uma das ações do Agosto Dourado, para falar sobre a importância desse mês de conscientização sobre o aleitamento materno. A ideia é trazer as gestantes e suas redes de apoio com o intuito de que todas as crianças tenham a oportunidade de serem amamentadas com o leite materno e que todas as mães tenham ajuda também da rede de saúde municipal”, explicou a fonoaudióloga Mariana Oliveira, informando que durante todo o mês ainda haverá ações em Sala de Espera e outras atividades com a temática.

Para a Patrícia Santos, mãe da bebê Alba, de 1 ano e 4 meses, a amamentação é um período desafiador uma vez que a mulher deixar de ser só mulher para ser também mãe, com muitas experiências novas acontecendo ao mesmo tempo. “O fato de nos tornarmos mães não nos anula como mulheres, seres humanos que estão neste processo difícil e muitas vezes doloroso. Mas, não precisa ser assim. Com o apoio da família e com os profissionais capacitados da rede de saúde do município esse momento pode ser mais fácil, fazendo com que consigamos amamentar pelo menos até os seis meses com exclusividade”, revelou.

Ainda estiveram presentes no Mamaço a secretária de Saúde, Milena Viana; a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira; a coordenadora de Ações Programáticas, Amanda Monteiro; a coordenadora de Estratégia Saúde da Família, Daiana Chagas; a responsável técnica do Programa Saúde da Criança, Flávia Batista, além de outros profissionais de saúde.