Educação Inclusiva foi tema da palestra que marca o início do 2º semestre do ano letivo, realizada nesta segunda-feira (31) pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação. A atividade foi dividida em dois turnos para promover a formação de professores do Berçário I e II, Maternal I e II, do 6° ao 9° ano, Auxiliares de creche, Cuidadores, professores do CAEEQ (Centrinho), Espaço de Apoio Pedagógico (EAP), Equipe de Gestão Pedagógica e Gestores.
Como mãe e esposa de autista, a Pedagoga em Educação Especial, Edna Alice Figueiredo, falou sobre sua experiência, o papel do profissional e escola na Educação Inclusiva, função do professor, personagem principal na escola. Também abordou a realidade que o aluno está inserido, conceito de deficiência, legislação, diferença entre Educação Especial e Inclusiva, práticas ou políticas pedagógicas e possibilidades.
De acordo com a Secretária de Educação, Helena Lima, a escola, além de ser um local para construção de conhecimento, se tornou um espaço para atender o aluno de forma mais aproximativa. “Muitas vezes é através da escola que aquele jovem recebe o carinho, a voz de estímulo, a conversa, afeto. E essa necessidade de atender a demanda humana, também se tratando de inclusão, faz com que os profissionais tenham que se desdobrar cada vez mais. Tenho certeza que será um semestre produtivo e que possamos fechar o ano com resultados positivos”, comentou.
A temática “Educação que Inspira” foi escolhida para nortear a prática educacional no ano de 2023, que significa o desejo de aprender e inspirar uns aos outros. A rede municipal de Quissamã conta com 12 unidades escolares e 4 creches, atendendo a uma média anual de 4,5 mil alunos, com cerca 950 profissionais envolvidos no processo educacional.
O vice-prefeito Marcelo Batista destacou o trabalho dos professores no município, dando ênfase a aproximação com os alunos, ajudando na identificação de dificuldades cognitivas e emocionais. “Nossas crianças têm avançado muito na aprendizagem e isso é graças a um quadro de profissionais que além de qualificados, entendem a importância de lidar com dificuldades cognitivas e emocionais que o aluno pode ter. E por isso essa palestra. A Educação é uma pasta que traz boas ações a cada dia e isso também não seria possível se não fosse pelos professores, que na nossa gestão sempre foram essenciais em todo esse processo de avanço”, disse.
O acesso à educação é direito básico de todos, e os alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de ensino de Quissamã contam com as mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos. O atendimento especializado oferecido tem a proposta de complementação e suplementação pedagógica da rede regular de ensino, pensando também em condições plenas para alunos e docentes, com infraestrutura escolar digna e reforço da rede de proteção.