Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Quissamã recebem capacitação com abordagem na Lei Lucas

Entre as atividades de abertura do segundo semestre do ano letivo, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, em cumprimento a “Lei Lucas”, promoveu mais uma etapa do curso em Noções Básicas de Primeiros Socorros, para professores da primeira escola e ensino fundamental, anos iniciais. A abertura, com aulas teóricas, aconteceu nesta segunda-feira (31), no auditório do Instituto Federal Fluminense- IFF Quissamã. Na terça-feira (1), as oficinas e aulas práticas serão realizadas na EM Regina Celi Passos.

O vice-prefeito Marcelo Batista, a secretária de Educação Helena Lima, e o subsecretário Robisson Serra, acompanharam o primeiro dia de aulas teóricas.

“A capacitação para os profissionais da Educação com ênfase na Lei Lucas é de extrema importância. Em Quissamã, as unidades escolares buscam oferecer todas as condições para o aprendizado, com profissionais capacitados e a garantia de um ambiente seguro para as nossas crianças”, enfatizou Marcelo Batista.

A capacitação é ministrada pelo Instituto Conhecer, com profissionais de saúde que trabalham diretamente com crianças e adolescentes: a Assistente Social, Aline Santos; a Mestre em Enfermagem na Escola, Cláudia Dayube; a Doutora em Política Social, Dolores Vidal; a Fisioterapeuta respiratória, Roberta Correa; e a Enfermeira Lilian Cagliare. Após conclusão do curso, os profissionais recebem certificado, assim como as unidades escolares.

Segundo a Secretária de Educação, Helena Lima, a preparação funciona como um processo de formação continuada e capacita os profissionais para qualquer eventualidade com os alunos. O objetivo é ampliar o atendimento ao longo do ano.

“Essa é mais uma iniciativa para garantir que nossas crianças estejam em um espaço seguro e próprio para aprendizagem. Durante esses dois dias estaremos promovendo o curso, proporcionando uma formação para nossos profissionais, que estarão mais preparados para realizar procedimentos importantes caso aconteça algum acidente”, destacou.

O que diz a Lei

A Lei Lucas (13.722/18) prevê que as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil se preparem para atendimentos de primeiros socorros. A Lei tem objetivo de proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes que podem ocorrer em ambientes escolares.

O curso de primeiros socorros é voltado aos funcionários que possuem contato direto com alunos de creches e escolas da rede pública municipal e particulares,que recebem ensinamentos sobre a maneira mais correta e segura para atuar em situações de emergências, que exijam intervenções rápidas, bem como a orientação continuada para exercer os primeiros socorros.