Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

  • Home
  • Assistência Social
  • Quissamã: roda de conversa marca comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Quissamã: roda de conversa marca comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A Prefeitura de Quissamã, através da Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Assistência Social, promoveu uma roda de conversa nesta terça-feira (25) com o tema “O papel da Mulher Negra no Mercado de Trabalho”, em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. O município comemorou oficialmente a data de forma pioneira.

A partir da exibição do documentário “Cores Pretas”, que trata a trajetória do empoderamento de cinco mulheres pretas, da cineasta e jornalista, Stella Tó Freitas, foi formada uma roda de conversa que abordou a importância das mulheres pretas na sociedade, a luta contra a opressão do racismo, identidade da mulher preta através do cabelo, transformação pessoal que a educação proporciona, saúde, empreendedorismo, geração de renda dentro das políticas públicas, movimentos sociais, entre outros.

O bate-papo contou com participação da Subsecretária de Assistência Social, Valquíria Barcelos, e de profissionais negras da região que se destacam nas áreas de assistência social, saúde, educação, comunicação, mídia, diversidade, entre outras: Nágila Oliveira, bacharel em ciências sociais, mestra em educação, demandas populares e contextos contemporâneos e Coordenadora Especial de Política para as Mulheres em Quissamã; Meire Paiva, técnica de enfermagem e orientadora social na Prefeitura de Quissamã e vice-Presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial; Deisiane Sales, Hairstylist; Mariângela Braga, educadora, psicopedagoga e educadora infantil; e Rosilene de Paula, técnica e gestora de segurança do trabalho.

“Foi um evento com mulheres negras que nos inspiram na luta. Pudemos falar uma parte das dificuldades, mas também das vitórias que essas mulheres tiveram. É um evento que trouxe essa reflexão. Vamos dar continuidade ao trabalhar, trazendo outros temas para abordar não somente a importância da mulher negra nos espaços, mas no movimento negro como um todo. Digo no meu Quilombo, que um tem que representar nosso povo, mas o espaço de discussão é de todos”, pontuou a Coordenadora Municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana Azevedo, moradora do Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha e primeira mulher quilombola a ocupar um cargo de Coordenadoria em Quissamã.

A prefeita Fátima Pacheco ainda fez a posse simbólica da Jovana como Coordenadora, além de Nágila Oliveira como Coordenadora Especial de Política para as Mulheres e ressaltou o comprometimento de Quissamã com a promoção da igualdade racial e do antirracismo.

“São duas mulheres pretas, trabalhadoras e preparadas para estarem nestes cargos. Quissamã foi sede da escravidão, que matou pessoas e que foi abolida somente no papel, porque até os dias de hoje as pessoas pretas convivem com negação de direitos, negligência. Tenho orgulho em dizer que Quissamã faz parte da Rede Global de Cidades Antirracistas, conta também com Coordenadoria específica para promoção de políticas públicas de igualdade racial e que segue transformando a vida das pessoas. E a gente não transforma a cidade enquanto não fizermos por todos”, comentou.

Segundo Stella Tó, abordar a promoção da igualdade racial em uma roda de conversa é fundamental para que novas oportunidades e ações sejam criadas e para que mais pessoas tenham acesso às informações.

“Para muita gente é um tema muito educativo, informativo, e a gente precisa construir esses espaços, ocupar esses lugares. Uma roda de conversa é sobre as nossas vivências, sobre as formas como o racismo atravessa nós mulheres negras, sobretudo, a sociedade de uma forma geral. Nós mulheres negras somos o pilar da sociedade, somos o pilar do Brasil. E olhar para isso, olhar para essas pessoas, olhar para essas potencialidades, e entender também quais são os pontos de fragilidade, são fundamentais para que a gente possa construir políticas públicas, para que a gente possa construir arte, para que a gente possa construir outras possibilidades de estar nesse mundo e de estar no mundo de uma forma mais igualitária e equitativa”, destacou a cineasta.

Também estiveram no evento o vice-prefeito Marcelo Batista; os vereadores Fábio Castro, Cássio Reis, Aílson Barreto e Janderson Barreto, secretários municipais, comunidade, jovens vinculados aos Programas Juventude Ativa e Juventude Ativa mais, entre outros.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.