FEQ 2023: Espaço Tech e Álbum de Figurinhas unem tecnologia, cultura e educação

Um espaço totalmente voltado para a troca de conhecimento, construção de novos saberes e promoção da educação, ciência e tecnologia. Assim foi o Festival Estudantil de Quissamã 2023 – FEQ 2023, promovido pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Educação.

O Espaço Tech foi um dos mais procurados pelos estudantes e visitantes do Festival. Com simulador cockpit, realidade virtual aumentada, game retrô, Xbox séries e Nintendo Switch, o Espaço Tech aproximou jovens e crianças ao mundo da tecnologia. “Achei muito legal ter um espaço tech com tantas atividades legais para aproveitarmos, quem ainda não participou precisa vir pra cá”, disse a estudante Eva Maria.

Ainda durante este terceiro dia de evento, a Secretaria de Educação lançou um Álbum de Figurinhas. “Desde quarta-feira estamos aqui na FEQ 2023 que é este grande evento de educação, de cultura, de tecnologia, de histórias e de aprendizados. Lançamos o álbum de figurinhas que tem a Turma do Fliquinho como protagonista. Este álbum será entregue gratuitamente para todos os alunos das nossas escolas, bem como as figurinhas, transformando nossa história e nossa cultura em instrumento de inclusão e aprendizado”, ressaltou a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.

O último dia da Feira de Ciência e Tecnologia premiou nas categorias 8º e 9º anos as escolas municipais Professor Nelita Barcelos dos Santos (1º lugar – com o projeto “Técnica de Dié-day: personalizar ou customizar tecidos com uso de pigmentos naturais”), Délfica de Carvalho Wagner (2º lugar – com o projeto de “Detecção de Vitamina C nos alimentos”) e Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida (3º lugar – com o projeto “Uso de dispositivos eletrônicos”). Já na categoria Ensino Médio as escolas premiadas foram: Colégio Estadual Visconde de Quissamã (1º lugar – projeto “Vela aromática com óleo de cozinha usado” e 3º lugar – projeto “Confecção de repelente e inseticidas caseiros”); e o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro (2º lugar – projeto “Pratica de separação de misturas heterogêneas).

E para encerrar o Festival de Talentos deste dia, na modalidade Adulto, foram premiados:

A FEQ iniciou na quarta-feira, 5, e ao todo foram três dias com diversas atividades como: jogos de mesa, jogo da memória, jogo da velha, palestras sobre diversos temas, orientação vocacional, contação de história, cruzadinhas, espaço tech, recreação kids e baby, oficina de musicalização, teatro, feira de ciência e tecnologia, shows, festival de talentos, apresentação cultural das escolas, matematicando e soletrando. E, para encerra o Festival com chave de ouro, nesta sexta-feira, haverá ainda o show da Vanessa da Mata, a partir das 20h.