Buscando apresentar novas perspectivas de futuro para os jovens quissamaenses, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou nesta terça-feira (20), o Centro de Referência da Juventude. O espaço, localizado na Rua Barão de Vila França, 687, Centro, vai contar com diversas oficinas e cursos profissionalizantes. A entrega faz parte da programação de aniversário de 34 anos da emancipação político-administrativa do município.
A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista destacaram a importância do município contar com um equipamento público que agora será utilizado exclusivamente para o desenvolvimento do público jovem.
“Vamos deixar o legado de ter transformado a vida das pessoas, principalmente da juventude. Não há outra cidade que oferta o que Quissamã oferta, com jovens que também inspiram a gente, não deixam a gente desistir e que estarão em grandes cargos em um futuro próximo. A origem e a infância deles, a história de família, é igual a nossa, filhos de pessoas humildes. Hoje estão no auge da vida, a hora da grande arrancada, e eles estão sendo vistos pelo grande trabalho feito com os Programas”, disse Fátima.
“E vamos continuar a cada dia fazendo muito mais. Hoje estamos nesse espaço que sempre sonhamos, de trazer mais oportunidade aos jovens. Na minha época, as oportunidades eram muito restritas, mas hoje graças a Deus e a uma grande gestão, estamos trazendo essa mudança na nossa sociedade”, completou Marcelo.
O Centro de Referência da Juventude é um espaço de convivência para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, vinculados aos Programas Jovens em Ação, Guarda Mirim, Juventude Ativa e Agente Mirim, possibilitando a oferta de oficinas de arte, cultura, idiomas, cidadania, além de cursos de qualificação e orientação profissional e atendimento psicopedagógico.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, pontuou que o Centro é a realização de um sonho, pensado ainda em 2020, durante elaboração do plano de governo. “A juventude nos colocava essa necessidade. Um espaço para centralizar ações e políticas voltadas para a juventude. Inserir os jovens sobre esse olhar atento e entregar somente o melhor”, destacou.
O chefe de Gabinete, Luciano Lourenço, destacou o trabalho da administração municipal na conclusão do projeto, em parceria, também, da base aliada na Câmara Municipal. “São pessoas com olhar especial para as necessidades do povo e do público mais jovem. Ao longo dos anos, esse investimento na juventude será uma transformação real na perspectiva de futuro deles”, comentou.
A cerimônia contou também com entrega simbólica de certificados aos vinculados ao Jovens em Ação pela conclusão dos cursos de Oficina do Primeiro Emprego e Inglês, declamação de poema sobre racismo e entrega de Placa de Agradecimento, de vinculados ao Jovens em Ação, a Fátima e Marcelo, em destaque ao trabalho com a juventude.
Ana Luiza Renato, 17 anos, é estudante de administração do Instituto Federal Fluminense (IFF) e vinculada ao Jovens em Ação e concluiu mais uma oficina por meio do Programa.
“Com o curso de Primeiro Emprego, tive oportunidade de múltiplos conhecimentos, áreas que não conhecia antes, fiz variados cursos que me ajudaram até no curso que faço no IFF. Agradeço a todos que participaram e fizeram o possível para que a gente pudesse ter essa oportunidade”, comentou.
Além de Fátima, Marcelo, Tânia e Luciano, a cerimônia de entrega contou também com presença da subsecretária de Assistência, Valquíria Barcelos; a Coordenadora do Juventude Ativa, Anne Caroline Cardoso; a secretária de Administração, Doralice Figueiredo, entre outros secretários municipais, coordenadores, jovens dos Programas Sociais, além dos vereadores Rildo Barcelos, Aílson Barreto, Cássio Reis, Mazinho Batista, Janderson Barreto e Lopinho.