Carreta eMuseu do Esporte chega a Quissamã

Com a expectativa de bater o recorde de público e visitações, a Carreta eMuseu do Esporte iniciou suas atividades, em Quissamã, nesta quinta-feira (15). O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da concessionária de energia elétrica Enel e incentivo da Secretaria municipal de Esporte e Juventude.

A cerimônia de abertura contou com as presenças da prefeita Fátima Pacheco, do vice Marcelo Batista, dos vereadores Fábio Castro, Ailson Barreto e Cássio Reis, além da secretária de Esporte e Juventude, Ísis das Chagas, da idealizadora do projeto eMuseu, Bianca Gama, e representantes da Enel.

O projeto tem por objetivo divulgar as conquistas e histórias de vitória e superação do esporte brasileiro, e incentivo ao público com apresentações de modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas, com a utilização de uma plataforma 3D. O espaço conta com diversos ambientes, galerias virtuais e exposições.

“Em Quissamã, é prioridade incentivar o esporte como ferramenta de inclusão, promoção de hábitos saudáveis e qualidade de vida. Nossas quadras poliesportivas espaços públicos passam por constante reforma e revitalização. O reflexo também é observado pela participação vitoriosa dos nossos atletas em competições estaduais e nacionais em diversas modalidades” enfatizou a prefeita Fátima Pacheco.

A carreta de 13,5 metros permanecerá estacionada em Quissamã até 18 de junho, no pátio da Igreja Nossa Senhora do Desterro, das 9h às 16h, fazendo parte do calendário de atividades em comemoração aos 34 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrada no última dia 12.

“A carreta e suas atividades foram pensadas para serem totalmente acessíveis aos deficientes visuais, auditivos ou físicos, e conta com monitores capacitados para esse atendimento. A presença do grande público em Quissamã demonstra que o município direciona incentivos de promoção ao esporte e qualidade de vida”, afirmou a idealizadora do projeto do eMuseu, Bianca Gama.

Também a participação no evento dos atletas das modalidades esportivas oferecidas pela secretaria de Esporte e Juventude, e competidores contemplados com o Bolsa Atleta, a secretária Isis das Chagas comentou a chegada da carreta em Quissamã. “A presença entre as oito cidades contempladas pelo Carreta eMuseu do Esporte reafirma o lugar de destaque ocupado por Quissamã no cenário estadual, além do reconhecimento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do esporte e parceria com o Governo do Estado”, destacou a secretária de Esporte e Juventude, Isis das Chagas.

O aparelho esportivo já passou por Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Natividade, e depois de Quissamã seguirá para Itaboraí, Maricá e Duque de Caxias.