A transformação de Caxias deixou de ser sonho e se tornou realidade para os moradores de Quissamã. Com um investimento de R$3 milhões, a prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista entregaram nesta segunda-feira (1) a urbanização de Caxias I. A verba foi de uma emenda do deputado federal Rodrigo Maia.
Neste Dia do Trabalhador, destaque também para o aproveitamento da mão de obra local, com geração de empregos e renda. Cerca de 25 profissionais, moradores de Quissamã, foram contratados para a obra.
A primeira etapa está integrada a um processo que vai marcar também a entrega de Caxias II, resultando em um bairro totalmente urbanizado. A obra de Caxias II já está acontecendo.
“Isso aqui é um sonho realizado, que vai ficar na nossa memória como gestores. O pedido para urbanizar o bairro já era antigo. Nossa obrigação enquanto governo é dar dignidade aos moradores, e essa, certamente, é uma inauguração transformadora do bairro de Caxias”, disse a Prefeita Fátima Pacheco.
Em Caxias I foram reformadas as redes de esgoto, de drenagem de águas pluviais, com novas manilhas, de 1,20m, com objetivo de otimizar o escoamento da rede, além de nova pavimentação asfáltica e construção e padronização das calçadas com acessibilidade, pintura e sinalização das Ruas Jerônimo Alves de Paula, José Saturnino, Augusto Carvalho e 12 de Setembro e iluminação de led.
Em breve, Caxias também vai receber um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para atendimento de moradores do bairro e da localidade de Ribeira.
“É um marco significativo, mas se não fosse por nossa equipe, o projeto não saía do papel. A gente vem trabalhando bastante para a população, e a cada dia tenho mais orgulho em fazer parte de um governo em que as obras transformam nossa cidade”, comentou o vice-prefeito Marcelo Batista.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Juninho Selem, nesta primeira fase são aproximadamente 2,5 km de ruas recuperadas, que proporcionam mais segurança e valorização do local. “Importante destacar esse crescimento do bairro. E quem sai ganhando é a população de Quissamã”, enfatizou.
Quem mora no bairro sabe ainda melhor do tamanho do investimento. Valdinei do Patrocínio, é morador de Caxias há mais de 20 anos, e comentou a importância da urbanização para moradores e comércio local.
“A gente via que era muito ruim pra passar de carro, muito buraco. Na rodoviária também, a gente via a dificuldade com os ônibus. Ficava difícil até de levar o filho na escola. Agora o mercado ali está bem servido, tenho certeza que o dono também está feliz pela obra e, também, vários outros comércios perto da rodoviária”, disse