A comissão formada por assistentes sociais e representantes das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, da Procuradoria Geral do Município e do Gabinete da Prefeitura iniciou nesta terça-feira (10) a análise dos recursos apresentados pelos candidatos não selecionados para a segunda turma do programa municipal de aprendizagem profissional Juventude Ativa. Foram mais de 60 recursos registrados.
A prefeita Fátima Pacheco anunciou a ampliação das vagas a partir deste ano, e o Programa terá um cadastro de reserva. O resultado final será divulgado na sexta-feira (13). A seleção passa por uma criteriosa avaliação da comissão e aquele que tiver o recurso aprovado entrará no cadastro de reserva.
O processo seletivo foi feito através da análise documental, visitas domiciliares dos candidatos localizados no endereço cadastrado, além de entrevistas sociais. Segundo a coordenadora do Programa, Anne Caroline Cardoso, as visitas e entrevistas foram importantes para identificação dos critérios previstos no Decreto n° 3439/2022, que regulamentou as inscrições e Lei n° 2027/2021 e a alteração na Lei n° 2234/2022.
Criado em 2021, o Programa Juventude Ativa proporciona vivência, experiência de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribui na formação dos jovens, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no espaço social e no ambiente de trabalho. São 125 vagas iniciais para jovens que vão atuar nas repartições públicas municipais com carteira assinada e receberão uma bolsa-auxílio no valor de salário mínimo por mês.