• Sem categoria

Quissamã inicia entrega da Identidade Funcional para agentes da Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Quissamã, através da Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, deu início nesta segunda-feira (22) a entrega gradativa da Identidade Funcional para os 127 agentes do efetivo atual da Guarda Municipal. Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, o documento conta com uma foto do agente e contém os dados pessoais e funcionais do servidor.

“A carteira de identidade funcional vai garantir a identificação do agente no exercício de suas funções em qualquer parte do território nacional. O documento apresenta informações do agente além de diversos itens de segurança para dificultar a falsificação, assim como um QR code, que direciona um link para a identificação do agente”, disse.

A Identidade Funcional é um documento oficial de identificação profissional, que comprova a situação funcional de um servidor, assim como seu cargo. A funcional é válida em todo o território nacional reconhecida por lei federal como documento de identidade.

Entre os itens de segurança do documento estão: holografia; papel e tintas reagentes quando expostos à luz negra; fundo geométrico que dificulta a reprodução, vinheta de fechamento superior e inferior que dificultam a reprodução, além de micro letra com falha técnica, que dificulta a falsificação.

Além de QR Code, o documento apresenta ainda o número de registo e foto do agente, nome completo, função, CPF, RG, tipo sanguíneo, assinaturas do secretário da pasta, do Comandante da GCM e do agente, data de admissão, nascimento, nome dos pais e naturalidade.

O comandante da Guarda Civil Municipal, José Carlos Sabino, comentou a valorização da categoria. “Hoje é um momento importante para a Guarda Civil Municipal. A funcional é um documento oficial de uso individual e de porte obrigatório e que poucos municípios disponibilizam para os agentes da Guarda. Está sendo entregue aos agentes do efetivo atual e também será entregues aos novos que integrarem o efetivo. Quando se apresentarem nos locais, vão saber que se trata de um agente do município de Quissamã”, disse.