Prova Brasil é realizada com alunos de oito escolas da rede municipal

Alunos do quinto e nono anos do Ensino Fundamental de oito escolas municipais de Quissamã estão participando, desta segunda-feira (23) até quarta (25), da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os matriculados na Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado), Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva (Caxias), Tânia Regina (Alto Alegre), Miguel Ângelo (Caxias), Maria Ilka (Santa Catarina), Maria de Lourdes (Sítio), Nelita Barcelos (Morro Alto) e Ignácio Hugo (Penha) serão avaliados sobre a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, com testes padronizados e questionários socioeconômicos. O município de Quissamã vem alcançando a meta do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), que é de 4.6, atingindo 5.0.
Nos testes aplicados na Prova Brasil, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. O MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes a partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, promovendo a correção de distorções e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação.
Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.
– Ao longo desse ano, as escolas de Quissamã têm desenvolvido um trabalho de potencializar as proficiências, além de simulados quinzenais – disse a coordenadora de Ensino, Helena Costa, destacando que “estamos confiantes no desempenho dos alunos e também na dedicação dos professores”.
O secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, ressaltou que o IDEB tem como objetivo apresentar indicadores que serão utilizados na elaboração de políticas públicas educacionais que chegam à escola. “O intuito é de auxiliar na melhoria da qualidade da educação. Essas políticas chegam por meio de materiais didáticos, de consumo, verbas e formação docente”, finalizou.