Equipe da Saúde de Rio das Ostras vem conhecer sistema de administração hospitalar do município

A prefeita Fátima Pacheco recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, que veio acompanhado de sua equipe da secretaria de Saúde e vereadores, para conhecer o sistema de gerenciamento do hospital municipal que, diferente da maioria dos demais municípios do Estado, conta com gestão compartilhada, através de uma O.S. (Organização Social), e equipe gerencial da prefeitura.
Durante o encontro, a administradora hospitalar Simone Flores apresentou números comparativos dos dois municípios. “Fizemos uma análise do faturamento de Quissamã e do município de Rio das Ostras, onde apontamos valor médio de AIH, período de internações e conhecemos, através de estudo, o sistema de Rio das Ostras. Nosso relatório mostra que é extremamente exitosa as ações realizadas no município de Quissamã, já que estamos com valor médio de AIH de R$ 1.051,31, nessa série histórica que apontamos de 2013 a 2017. Mas sabemos que ainda temos muito a avançar”.
Para a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Rosimeri Azevedo, a atual crise nacional trouxe nova expectativa de gestão e, por isso, veio aprimorar os conhecimentos, ver como funciona a O.S., que é novidade para Rio das Ostras, porque nunca teve esse serviço.
“O prefeito e sua equipe perceberam que, apesar de terem uma capacidade instalada no hospital, com número de leitos, e quantidade de profissional muito maior que o nosso, o faturamento, produção e demais indicadores relativos a esta parte dentro da área de saúde e da área hospitalar, em especial, são maiores aqui em Quissamã, comparados aos de Rio das Ostras”, explicou o secretário de Saúde de Quissamã, o médico Ricardo Tigre Maia. Segundo ele, isso significa que Quissamã gere a saúde com eficiência e consegue fazer um faturamento com eficácia.
O prefeito Balthazar falou da admiração pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em Quissamã e, também, a importância de ter essa integração entre os municípios. “Viemos aqui aprender, porque não tinha conhecimento que esse sistema funcionava tão bem perto de mim, numa cidade que vem dando certo, através de uma gestão inovadora”, falou.
“Fico orgulhosa em recebê-los e ter a oportunidade de compartilhar nossas experiências com sua equipe. Estamos na política para melhorar a vida do povo e é cada vez mais importante a união para vencer os desafios. Tenha certeza que esse encontro nos proporciona aprendizado também, porque, respeito e ouço com muita atenção quem tem mais vivência política. É preciso sempre otimizar os serviços e ir em buscar de parcerias, seja no governo estadual, seja no governo federal, para continuar avançando os municípios”, disse.
A comitiva foi composta ainda pela chefe de gabinete, Fabiana dos Santos; o presidente do Fundo municipal de Saúde, Evandro Minguta; primeira dama, Márcia Almeida; presidente do Instituto dos Servidores, Luciano Macary; o diretor técnico do hospital municipal, Hilton; diretora administrativa do hospital, Heloisa; e os vereadores Marciel, Betinho, Rodrigo da aposentadoria, Robinho, Braga e Carvalhão. E, da equipe da Saúde quissamaense participaram ainda a coordenadora de Controle e Avaliação, Lilia Erthal; a responsável pela regulação, Joyce Pereira; além o chefe de Gabinete, Luciano Lourenço; do coordenador de Comunicação Social, Paulo David Nogueira da Silva.