Assistência Social promove palestra no auditório da prefeitura

No Mês do Assistente Social, a secretaria de Assistência Social de Quissamã promoveu na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Prefeitura, palestra com o professor da Escola de Serviço Social da UFRJ-Rio e Doutorando em Serviço Social na PUC-SP, Charles Toniolo de Sousa sobre “Os instrumentos de trabalho utilizados no Serviço Social”.
Toniolo falou sobre o seu artigo — tema da palestra — “A prática do Assistente Social: Conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional”, publicado na Revista Emancipação em 2008, resultado das reflexões e estudos realizados a partir das diferentes experiências adquiridas durante a vida profissional, e, sobretudo, da experiência com a disciplina de Técnicas de Intervenção Social, ministrada para as turmas do curso de Serviço Social da Universidade do Grande Rio.
Segundo o professor, neste momento de avanço de ideias reacionárias na política internacional, é preciso saber onde se estar para traçar estratégias para a assistência social. “O assistente social quando se encontra debate e reflete os problemas enfrentados, buscando saídas para a prática do seu dia a dia”, ressaltou.
A secretaria municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães destacou a importância do saber no trabalho diário. “Temos um mês de comemorações, mas é importante que tenhamos um mês de conhecimento. Estamos aqui para nos aproximar e trocar experiências”, disse.
Participaram ainda representantes das secretarias municipais de Educação e Saúde.