Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde promove ações pelo Dia de Combate ao Diabetes

Saúde promove ações pelo Dia de Combate ao Diabetes

No próximo dia 14, data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, diversas ações serão realizadas em Quissamã. As atividades serão promovidas pela secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes, em parceria com a Programa de Atenção à Saúde do Homem. A programação será realizada durante toda semana, com atividades educativas e de rastreamento da doença entre a população.
No Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas haverá treinamento para médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Já nas Unidades da Atenção Básica será realizado rastreamento de novos casos, através da verificação da glicemia capilar, aferição da pressão arterial e orientações para prevenção, tratamento e cuidados com a diabetes.
A coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes, Zeide Lobo, pede que toda a população procure as unidades de saúde para o esclarecimento de possíveis dúvidas, em especial pessoas que fazem parte dos grupos de adultos, hipertensos, obesos, fumantes, sedentários, e mulheres que desenvolveram diabetes durante a gestação.
“A Associação Mundial de Saúde alerta que a previsão é de que em 2025 o país tenha 25 milhões de casos de diabetes. Por isso, é fundamental que as pessoas se consultem, façam exames de rotina e mantenham uma rotina de vida saudável. As pessoas estão perdendo esse hábito de ir ao médico e muitas vezes só procuram as unidades quando estão com casos já agravados e isso nos preocupa bastante”, pontuou Zeide, acrescentando ainda que a população precisa entender a importância de manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e parar com uso de tabaco.
Zeide Lobo explica que a Diabetes Mellitus “DM” refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. “Para a saúde individual, pode-se afirmar que a diabetes mellitus é hoje a maior causa de amputações de membros inferiores não traumáticas, além de acarretar o desenvolvimento de complicações graves como insuficiência renal crônica, retinopatia diabética (cegueira), e doenças do aparelho cardiovascular, como enfarto e acidentes vasculares, que podem incapacitar o indivíduo para atividades de trabalho, sociais ou familiares”, explicou Zeide.
A coordenadora informa ainda que segundo o site da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), mais de 425 milhões de pessoas estão, atualmente, vivendo com a doença. “A maioria desses casos é de diabetes Tipo 2, que é amplamente evitável por meio de atividades físicas regulares, uma dieta saudável e equilibrada, e a promoção de hábitos saudáveis. As famílias têm um papel fundamental a desenvolver na abordagem dos fatores de risco modificáveis para o diabetes Tipo 2 e devem receber educação, através dos profissionais de saúde, para que se possa desenvolver hábitos para um estilo de vida saudável”, completou Zeide.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.