Palestra para servidores é ação da Campanha de Prevenção à AIDS

Uma palestra direcionada aos servidores da secretaria de Saúde foi destaque nesta quarta-feira (5), dentro da campanha ‘30 anos do Dia Mundial de Luta contra a AIDS – Uma bandeira de histórias e conquistas’, do Ministério da Saúde, que tem programação específica em Quissamã. O encontro aconteceu pela manhã, no auditório da Prefeitura, com a participação do médico infectologista Marcus Vinícius Mário Miranda, que atua na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus há 7 anos.
“Hoje estou conversando com os profissionais da área de Saúde a respeito do HIV, dando sequência a um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenação do Programa de DST, AIDS e Hepatites Virais, neste mês escolhido para se lembrar a luta contra a AIDS”, explicou o médico.
Durante o evento, o palestrante ilustrou sua fala com dados retirados de textos científicos do Ministério da Saúde e de estudos sobre o HIV, de forma geral, com enfoque nas ações de prevenção combinada, como é denominada na estratégia de combate ao vírus, chamando atenção para o fato de que prevenir é sempre melhor do que remediar.
Os profissionais participantes receberam a abordagem voltada para esse cuidado com o HIV no dia a dia de trabalho de cada um, porque a prevenção combinada envolve a atuação em vários setores. “O cuidado com o HIV, em si, é sempre preconizado como um cuidado multiprofissional de uma equipe com indivíduos de várias áreas da Saúde e que precisa estar afinada, trabalhando para ter o resultado pretendido, que é o cuidar bem do nosso povo”, finalizou.
A programação continua até o próximo dia 28. Confira:
Quinta-feira (6) – USF Caxias, manhã, mutirão de visitas domiciliares dos ACS para sensibilização do diagnostico precoce do HIV e como prevenir.
Sexta-feira (7) – USF Centro, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Segunda-feira (10) – Posto de João Francisco com equipe da USF Alto Grande, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS ‘Saúde vai até Você’.
Terça-feira (11) – Centro de Saúde, manhã, ‘Fique sabendo’ e testagem rápida; USF Morro Alto/Conde, manhã, sala de espera e ‘Saúde vai até Você’; USF Carmo, manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida) em parceria com Programa IST/AIDS; USF Santa Catarina, tarde, sala de espera ‘Conscientização sobre HIV/AIDS’; USF Centro, manhã e tarde, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida).
Quarta-feira (12) – Centro de Saúde, manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida); Ciclovia com equipe da USF Carmo, manhã, Paradinha Vermelha; USF Matias, manhã e tarde, testagem rápida.
Quinta-feira (13) – Centro de Saúde, manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida); USF Morro Alto/Conde – manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida) em parceria com Programa IST/AIDS; Centro de Saúde com equipe da USF Caxias, manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida) em parceria com Programa IST/AIDS; USF Centro, manhã, panfletagem nas ruas principais do Centro.
Sexta-feira (14) – USF Centro, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS
Sábado (15) – Noite, Comunidade Evangélica Resgatando Vidas com equipe da USF Alto Grande, conscientização sobre prevenção do HIV.
Terça-feira (18) – USF Machadinha, manhã, sala de espera ‘O que é HIV x AIDS; USF Santa Catarina, tarde, sala de espera ‘Conscientização sobre HIV/AIDS e testagem rápida’; USF Carmo, manhã, IST + amamentação.
Quarta-feira (19) – USF Santa Catarina, manhã, sala de espera ‘Conscientização sobre HIV/AIDS, testagem rápida e gestação’; USF Caxias, manhã, mesa expositiva sobre informes de combates do HIV e testagem rápida; USF Matias, tarde, sala de espera sobre IST/AIDS; USF Barra do Furado, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Quinta-feira (20) – USF Morro Alto/Conde, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS e testagem rápida; USF Machadinha, manhã e tarde, ‘Dia D’ – testagem rápida; USF Caxias, tarde, educação permanente sobre HIV/AIDS, para equipe da unidade.
Sexta-feira (21) – USF Centro – tarde, IST/Amamentação.
Quarta-feira (26) – USF Carmo, manhã, IST e testagem rápida para Grupo de Hiperdia; USF Barra do Furado, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Sexta-feira (28) – USF Barra do Furado, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
OBS: USF Caxias – todas as quintas-feiras de dezembro, manhã, sala de espera sobre HIV/AIDS na coleta de sangue laboratorial.